Como tornar uma fazenda auto sustentável com o gerenciamento de resíduos tem sido a pergunta de muitos empreendedores interessados em sustentabilidade. Neste artigo, você verá como o gerenciamento de resíduos pode tornar uma fazenda auto sustentável.
Embora seja responsável por um-terço da economia brasileira, o agronegócio também enfrenta grandes desafios. Um dos problemas do setor é a falta de gerenciamento adequado dos resíduos produzidos por seus segmentos. E só isto já é um convite para você se tornar um profissional especialista em biodigestor.
Em virtude da demanda crescente por alimentos, agropecuaristas de todo lugar, precisam adequar suas práticas às exigências dos tempos atuais, aderindo a tecnologias que preservem os recursos naturais. Nesse sentido, os dejetos da criação de animais são um grande problema para os criadores e para o meio ambiente, e precisa ser enfrentado por quem conhece e domina o assunto. Uma fazenda auto sustentável consegue vencer esses obstáculos com maestria, pois foca no uso eficiente dos recursos.
Por causa de seu alto poder poluidor, o esterco dos animais prejudica o ar, a água e o solo. Bilhões de toneladas de dejetos animais são produzidos diariamente em todo o mundo, e muito pouco é aproveitado como pode e deve ser, gerando renda e preservando o meio ambiente.
Você sabia que resíduos de rebanhos podem servir como fonte de energia e renda em uma fazenda auto sustentável? Porém, quando esses dejetos são descartados de forma errada, muito dinheiro é jogado fora! Dessa forma, se desperdiça a chance de transformar resíduo em lucro e a oportunidade de agregar valor ao seu negócio.
Agora, se você quer mudar esse cenário de desperdício e utilizar essa matéria prima com alto poder de comercialização, a saída é se antecipar aos demais criadores, destacando-se no mercado!
Além de resolver o desperdício e o impacto que ele causa, adequar fazendas à práticas sustentáveis, é uma opção inteligente. Sendo o agronegócio um mercado sempre em alta, vale investir em tecnologias simples, promissoras e protetoras dos recursos naturais.
Portanto, saber como ganhar dinheiro com biodigestor anaeróbio e tornar a fazenda auto sustentável é garantir produtividade. Pois através da implantação de biodigestores é possível adequar o trato de resíduos às leis ambientais. Dessa forma se evita multas desnecessárias e gera novos negócios com o uso da matéria orgânica desperdiçada.
Como tornar uma fazenda auto sustentável em renda?
Com o aproveitamento dos dejetos dos animais, gera-se novos produtos em sua decomposição. O processo conhecido como biodigestão anaeróbia realiza de forma ambientalmente correta, o tratamento desses resíduos, gerando renda de forma eficiente.
Tanto o biogás quanto o biofertilizante, produtos do tratamento dos dejetos, podem ser aproveitados na fazenda ou comercializados. Vários exemplos da viabilidade dos biodigestores em fazenda de criação de gado leiteiro, prosperam na Alemanha. Sendo prova concreta da eficiência e rentabilidade desta tecnologia na fazenda auto sustentável.
Como produzir energia e fertilizante a partir de dejetos animais?
Depois de alimentado com o esterco produzido pelos animais, os biodigestores aceleram a decomposição, gerando o biogás. Este por sua vez, gera energia térmica e elétrica.
O processo de decomposição no biodigestor anaeróbio consiste também na produção do biofertilizante. Esse material rico em nutrientes, pode ser utilizado na lavoura para potencializar a produção, enriquecer o solo e ser comercializado.
Contudo, para implantação do projeto fazenda auto sustentável é necessário consultoria especializada. Pois estudos específicos são decisivos para evitar perda do capital investido e garantir resultados satisfatórios.
O profissional da área de gerenciamento de resíduos consegue descobrir todas as possibilidades lucrativas e auto sustentáveis para a sua fazenda!
Quais e quantos animais são necessários para manter uma fazenda auto sustentável?
Assim como o porte da fazenda, tipo e quantidade de animais são indiferentes para um projeto de fazenda auto sustentável, uma vez que todo tipo de dejeto animal (caprinos, suínos, bovinos e aves) pode servir como alimento para o biodigestor, esse quantitativo pode variar de acordo com o tamanho da fazenda e a atividade que desenvolve.
- QUAL O MELHOR SUBSTRATO PARA BIODIGESTOR?
- O MAIOR BIODIGESTOR DO MUNDO
- COMO OBTER ORÇAMENTO PARA UM PROJETO DE BIODIGESTOR
Levando em consideração que uma usina de biogás pode ter diferentes tipos de substratos, a quantidade de animais necessários para montar um projeto pode ser qualquer uma em uma fazenda auto sustentável. É isso mesmo, qualquer quantidade de dejetos animais é suficiente pois o restante para viabilizar um projeto pode ser obtido com a complementação de outros substratos, como resíduos orgânicos ou mesmo plantas energéticas. Então a pergunta correta deveria ser: Quanto quero ganhar de lucro por mês com o mínimo de investimento em uma usina de biogás?
Quer saber mais? Assista ao vídeo abaixo: