resíduos orgânicos,tratamento de resíduos,tratamento de resíduos orgânicos,tratamento de resíduos sólidos orgânicos,tratamento de residuos organicos,resíduos,tratamento de resíduos sólidos,gestão de resíduos,tratamento de residuos,tratamento de resíduos industriais,resíduos sólidos,política nacional de resíduos sólidos,aproveitamento resíduos orgânicos,orgânicos,tratamento de bioresiduos,tamento biológico de resíduos,resíduos

COMO GANHAR DINHEIRO COM RESÍDUOS ORGÂNICOS-BIODIGESTORES E OUTRAS SOLUÇÕES

Como biodigestores podem resolver ao mesmo tempo, gerenciamento de resíduos, a crise do setor energético e a crise ambiental? Você sabe o que é crédito de carbono? Quais países podem apostar nestas soluções? Onde e como se especializar para realizar empreendimentos sustentáveis na gestão e gerenciamento de resíduos?
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

Como ganhar dinheiro com resíduos orgânicos? Quem souber pode trabalhar em um mercado gigantesco e global.

A FINEP está comprometida com a inovação e a sustentabilidade, liberando até R$ 250 milhões para projetos com biogás. Esse financiamento substancial oferece uma oportunidade significativa para impulsionar a produção de energia limpa a partir de resíduos orgânicos e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
os valores liberados de até r$ 250 milhões pelo finep para projetos com biogás representam um passo importante na promoção de tecnologias sustentáveis e na transição para uma matriz energética mais verde. esses recursos apoiam iniciativas inovadoras que têm o potencial de revolucionar a produção de energia renovável.

O consumo é a causa principal dos problemas ambientais. No entanto, a dificuldade reside em conseguir mudar os hábitos. Visto que, a proporção de pessoas que “fazem sua parte” ainda é pequena. Mesmo com intensos e contínuos debates sobre os impactos causados pelo descarte ambientalmente inadequado de resíduos.

Isso porque há, claramente, um jogo de “empurra”. Ou seja, a responsabilidade sobre os rejeitos do consumo acaba sendo “terceirizada”. Assim, a sociedade culpa os gestores. Por sua vez, os gestores culpam as empresas. E, por fim, as empresas culpam a sociedade. Em outras palavras, o processo de responsabilização pelos resíduos resulta em um ciclo vicioso, em que uns cobram os outros, e pouco é feito, de fato, para solucionar a questão.

Todos produzimos lixo. No entanto, precisamos amortizar seus impactos. É o mínimo que devemos fazer, para garantir nossa existência neste planeta.

Mas, enquanto trabalhamos para que o consumo se torne consciente, precisamos dar soluções aos problemas que nossa indisciplina causa. Afinal, o problema é nosso!

Cervejaria,Cervejaria Patt Lou,Cervejarias,Cervejaria Artesanal,Tour Cervejaria,Cervejaria Belga,Cervejaria Praga,Cervejaria Bruges,Cervejaria Ramiro,Cervejaria Cigana,Cervejaria Quilmes,Cervejaria Demonho,Cervejaria Overhop,Overhop Cervejaria,Cervejaria Carioca,Cervejaria Gramado,Passeio Cervejaria,Cervejaria Heineken,Cervejaria De Santos,Cervejaria Brergren,Cervejaria Edelbrau,Cervejaria Em Quilmes,Montar Uma Cervejaria,Cervejaria Liberdade
empresas multinacionais como a fabricante de cervejas ambev gera uma grande quantidade de resíduos orgânicos que precisam de destinação ambientalmente adequada. essas empresas desejam soluções sustentáveis para seus resíduos, que possam servir de referência para todos. (foto: gleysson na ambev de campo grande no rj)

Se cada um tomar a responsabilidade para si, romperemos este “círculo vicioso” de terceirização de culpa. Todos conhecemos o ditado: “Quer bem feito? Faça você mesmo!”. E, isto é transformador! Portanto, não há uma solução pronta e mágica.

Como ganhar dinheiro com resíduos orgânicos e resolver ao mesmo tempo, problemas de saneamento, crise do setor energético e crise ambiental?

Parece loucura, mas é real! A implantação de biodigestores pode resolver todos estes problemas. E ainda, gerar renda, alta renda!

Veja bem: no Brasil 50% do lixo produzido é orgânico. Contudo, a maior parte deste resíduo, vai parar em lixões, ou é disperso na natureza. Essas ações acabam por resultar em contaminação do solo e da água.

Óleo De Palma,Oleo De Palma,Canjica De Oleo De Palma,Palma,Feijão De Oleo De Palma,Sabonete Com Oleo De Palma,Sabonete 100 Oleo De Palma,Sabonete Caseiro De Oleo De Palma,Caldo De Citi (Óleo De Palma,Receita De Sabonete De Oleo De Palma,Como Fazer Sabonete De Oleo De Palma,Palma De Óleo,Óleo De Palma Saudável,#Feijão De Óleo De Palma,Como É Feito O Óleo De Palma,Sabonete Sem Óleo De Palma,#Feijão De Óleo De Palma Angola,Gordura De Palma,Oleo De Dende
as indústrias de fabricação de óleo de palma à partir do dendê, como a marborges agroindústria localizada na cidade de moju no pará, são classificados como grandes geradores de resíduos que precisam de destinação adequada. além disso, a indústria tem um elevado consumo de energia térmica e elétrica e uma grande demanda por biofertilizantes.

Além disso, devemos incluir nesta lista de impactos ambientais, os gases gerados pela decomposição desses resíduos. Entretanto, aqui está também o ouro do resíduo orgânico! Uma vez que, os gases resultantes da decomposição dos resíduos orgânicos podem ser convertidos em algo extremamente positivo e lucrativo. Haja visto que estes gases podem ser utilizados para vários fins. Através do processamento realizado pelos biodigestores.

Dessa forma, podemos perceber que a lista de benefícios promovidos pelos biodigestores é imensa. Além de promover o gerenciamento de resíduos, esta tecnologia produz também biofertilizantes, energia elétrica e térmica.

Porém, enquanto governos contratam energia térmica gerada por incineradores de resíduos sólidos. Ou mesmo, investem em hidrelétricas, para suprir a demanda de energia, toneladas de resíduos orgânicos são desperdiçadas.

Azeite De Dendê,Resíduos Do Dendê,Óleo De Dendê,Dende,Dendê,Farofa De Dende,Azeite De Dende,Área De Cultivo De Dendê,Farofa De Dende Baiano,Receita De Farofa De Dendê,Resíduos,Carreamento De Dendê,Farofa De Dendê,Carregamento De Dendê,Como Fazer Farofa De Dende,Cultivo De Dendê,Farofa De Dendê Receita,Colheita De Dendê,De Onde Vem O Dendê,Farofa De Dende Para Moqueca,Farofa De Azeite De Dendê,Oque E Torta De Dendê,Farofa De Dendê Da Bahia
o gerenciamento de resíduos orgânicos exige que o especialista conheça todas as etapas de processamento da indústria atendida. o prof gleysson faz questão de conhecer os detalhes de toda a tecnologia utilizada e eventualmente indica melhorias baseado em tecnologia alemã (foto: gleysson na marborges agroindústria de óleo de palma em moju no estado do pará)

Já pensou se, ao invés de investir em energia hidrelétrica, que é caríssima e oscilante, ou ainda em energia térmica, produzida por incineradores, os gestores investissem em biodigestores? Tente perceber o quanto de desenvolvimento integrado seria alavancado, visto que o biodigestor, ao processar os resíduos orgânicos, reduz em 50% o lixo que chega aos aterros. Por conseguinte, os rejeitos enviados aos aterros cairiam pela metade. O que aumentaria a vida útil dos aterros sanitários.

Diante da enorme geração de resíduos orgânicos,  com o uso dos biodigestores teríamos energia limpa a baixo custo. Além disso, a viabilização do biodigestor e seu funcionamento, geraria inúmeros empregos, direta e indiretamente. Em simultâneo, o Brasil seria um grande beneficiário dos créditos de carbono!

Você quer ganhar dinheiro com resíduos orgânicos? Sabe o que é crédito de carbono?

Os créditos de carbono são considerados um ativo pautado em cálculos de redução dos impactos ambientais com a diminuição das emissões do CO2. Ou seja, um crédito pode ser entendido como a representação do equivalente a uma tonelada de carbono que não foi emitida na atmosfera.

A ideia dos créditos de carbono faz parte das propostas para minimizar os impactos ambientais causados pela emissão de gases poluentes.

É mais uma oportunidade para se ganhar dinheiro com biodigestores e gerenciamento de resíduos. É mais um motivo para abandonar a ideia de incineradores e adotar as de reciclagem e de uso de biodigestores. Isto é o que significam os créditos de carbono.

Embora este conceito tenha ganhado destaque nos últimos anos, seu surgimento é relativamente antigo, uma vez que esta estratégia foi desenvolvida dentro dos acordos e pactos ambientais internacionais, firmados em 1997, com a adesão de 192 Estados ao protocolo de Kyoto.

Frigorífico,Resíduos De Frigorifico,Residuos De Frigoríficos,Frigorifico,Residuos Frigorificos,Reciclaje De Frigorificos,Resíduos,Frigoríficos,Resíduos Da Produção De Alimentos,Tratamento De Residuos Organicos,Residuos,Campaña Contra Los Residuos De Alimentos,Poluicao Frigorificos,Frigorifivos,Union De Consumidores De Andalucia,Água Frigorífico,Uso Da Água Em Frigoríficos,Residuos Solidos Organicos,Sustentabilidade Frigorífico,Residuos Electrónicos
o frigorífico minerva localizado na cidade palmeiras de goiás no estado de goiás é um grande gerador de resíduos orgânicos que busca uma solução sustentável para o gerenciamento de seus resíduos. o frigorífico tem uma enorme demanda por energia térmica e elétrica.

O protocolo de Kyoto é um dos acordos ambientais internacionais mais famosos, sendo resultado da Convenção das Nações Unidas no combate às mudanças climáticas. Dentro do que preconiza, países e empresas devem buscar maneiras sustentáveis de produção e crescimento.

De acordo com esta linha de raciocínio, para estimular o setor privado a investir na sustentabilidade, algumas estratégias foram criadas. Dentre estas estratégias, podemos citar o Comércio de Emissões, a Implementação Conjunta e os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL). Por fim, o crédito passou a ser emitido e mensurado pelos MDL.

Como funciona este mercado?

Basicamente, uma empresa paga pelo direito de emitir gases que agravam o efeito estufa. Como assim? Empresas que são altamente poluentes, ou países que emitem muitos gases poluentes, pagam para quem comprova que reduz suas emissões.

Um exemplo: Seu município tem várias empresas que recebem incentivos para processar os resíduos orgânicos produzidos na localidade. Logo, estas empresas instalam biodigestores. Para alimentar seus processadores anaeróbios, elas recolhem os resíduos orgânicos produzidos pelos domicílios e por grandes geradores. Assim, o valor dos seus créditos de carbono é calculado a partir do equivalente a cada tonelada de CO2 não emitida. Estas transações podem ser feitas entre empresas ou países e há metodologias para a validação os números por empresas certificadoras.

E é importante acrescentar que o preço do crédito de carbono é determinado pela lógica de oferta e demanda. Diante disso, em momentos de escassez, o preço sobe.

Gerenciamento De Resíduos Sólidos,Gerenciamento De Residuos,Plano De Gerenciamento De Resíduos Sólidos De Saúde,Plano De Gerenciamento De Resíduos Sólidos Simplificado,Plano De Gerenciamento De Resíduos Sólidos Industriais,Planos De Gerenciamento,Grandes Geradores De Resíduos,Acidente De Trabalho,Resíduos,Quem Pode Elaborar Planos De Gerenciamento De Residuos Solidos,Quem Deve Elaborar Planos De Gerenciamento De Residuos Solidos,Gestão De Resíduos Sólidos
as lagoas de estabilização para tratamento de efluentes de frigoríficos perdem sua funcionalidade com o tempo se não forem operadas com o rigor necessário. por ser uma atividade sem geração de lucro, acaba sendo negligenciado. toda matéria orgânica da foto poderia ser convertida em energia e biofertilizantes com o uso de usinas de biogás.

O Brasil é um dos países com maior potencial para lucrar com créditos de carbono no mundo. E isto  faz surgir a pergunta: Pra quê incinerar? Quantos benefícios a mais são alcançados com o gerenciamento de resíduos? Inclusive, em 27 de março de 2021, estreou o primeiro fundo de investimentos em crédito de carbono do Brasil.

Quais países podem apostar em biodigestores? E como conseguir substratos para alimentar este processo?

Quando pensamos em quais os melhores países para se investir em biodigestores, devemos incluir todos, uma vez que em todos os países do mundo as taxas de produção de resíduos orgânicos são altíssimas. Porém, as de tratamento desses resíduos, infelizmente, não as acompanham na mesma proporção.

Ao citarmos  Brasil, Angola, Moçambique e Portugal, por exemplo, esta situação fica ainda mais evidente. Isto se deve ao fato de que, por se tratarem de países em desenvolvimento, o setor ainda encontra-se pouco desenvolvido, quase inexplorado. No caso do Brasil, é importante ressaltar que é um dos maiores geradores de resíduos orgânicos do mundo!

Se estes resíduos fossem devidamente tratados, a redução das emissões de gases seria o equivalente à retirada de sete milhões de automóveis das ruas, por ano.

No que concerne à aquisição de substratos, as fontes desta matéria orgânica podem ser variadas.

Como mencionado anteriormente, os substratos podem vir de resíduos orgânicos gerados em domicílios, ou mesmo por grandes produtores, como as indústrias alimentícias. Nesse sentido, o agronegócio tem imenso potencial de fornecimento destes materiais. Neste setor, podemos citar o esterco dos rebanhos, que é riquíssimo em gás metano (biogás). Sem falar nos resíduos de frigoríficos e abatedouros.

Todos estes resíduos são substratos para biodigestores, o que significa que há matéria-prima de sobra! Como a produção deste tipo de resíduos é constante, basta organizar a logística.

No entanto, este imenso potencial de geração de lucros vem sendo perdido! Isso porque as soluções para a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos não são colocadas em prática. E, constantemente, impactos ambientais não são realmente analisados em seus custos e benefícios.

Se os governos apostarem em políticas públicas que incentivem soluções realmente sustentáveis, o retorno será incalculável. Afinal, somente empreendimentos sustentáveis são capazes de gerar uma cadeia produtiva integrada.

Granja De Cerdos,Criação De Suínos,Granja De Suinos,Compostagem Resíduos De Granja,Granja,Granja De Suínos,Granja De Suíno,Manejo De Resíduos,Granja De Porcos,Granja De Porco,Videos De Cerdos,Dejetos De Suínos,Compostagem De Carcaças De Suinos,Criação De Suinos,Criaçao De Suinos,Granja Suinos,Residuos,Feira De Suínos,Cortes De Suínos,Separador De Dejetos Suínos,Granja Suinos Projeto,Compostagem De Residuos,Crianza De Cerdos,Produção De Suínos
fazendas de grana de suínos geram uma imensa quantidade de resíduos orgânicos que necessitam de tratamento para obterem autorização de funcionamento.

Este é o caminho mais sensato para retomar o crescimento no pós-pandemia! Isto é, agregando tanto na economia, quanto no social e, principalmente na redução de impactos ambientais. Consequentemente, isto significa diminuição de gastos públicos. Para isso, precisamos de uma verdadeira massa de profissionais ambientais críticos e empreendedores. Você já pensou em se tornar um especialista em biodigestor?

Onde e como se especializar para realizar empreendimentos sustentáveis na gestão e gerenciamento de resíduos?

Se você quer ser um profissional de gerenciamento de resíduos com visão empreendedora, vou lhe revelar um segredo: isto é possível mesmo sem você ter formação em engenharia ou outra área. Pois é! Mesmo que não tenha curso superior ou ensino médio completo, você pode ser o grande profissional que o mercado está buscando!

O Virapuru Training Center é a única instituição que qualifica profissionais da área ambiental para desenvolver com visão estratégica negócios sustentáveis.

Com o treinamento Profissional Internacional em Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PIGRS), você poderá atuar no mercado de tratamento de resíduos orgânicos. Uma vez que, aprenderá a mensurar, por exemplo, uma usina de biogás. Obterá, também, o conhecimento sobre gerenciamento de resíduos de grandes geradores.

Por meio do treinamento para especialização em negócios com biodigestores, o Virapuru coloca no mercado profissionais que conseguem dimensionar soluções sustentáveis. Isto para qualquer tamanho de projeto e qualquer tipo de cliente. Sejam eles geradores de resíduos ou necessitados de soluções em energia.

Nos países desenvolvidos, os profissionais deste mercado sabem como viabilizar técnica e economicamente os projetos. Com o treinamento PIGRS nossos alunos estudam as soluções globais para este mercado e conseguem trabalhar em qualquer país do mundo.

Notícias relacionadas

  • Pesquisa revela que Brasil produz 37 milhões de toneladas de resíduos orgânicos por ano (grupo-interacao.com)
  • Fintech cria bolsa de créditos de carbono para pessoas físicas | Exame Invest
  • Conheça as ações que se destacam em ESG (modalmais.com.br)
  • Protocolo de Kyoto – Toda Matéria (todamateria.com.br)
Amplie seu conhecimento em resíduos sólidos com a VirapuruFlix. Com conteúdo técnico avançado, é perfeito para acadêmicos e profissionais do setor ambiental. Assine e mantenha-se atualizado com as melhores práticas e tecnologias!
virapuruflix: sua chave para um futuro sustentável. aprenda sobre negócios sustentáveis, reciclagem e leis ambientais. essencial para consultores, gestores e todos que visam impactar positivamente o meio ambiente. assine agora e faça a diferença

Autor

Artigos Relacionados

A matéria orgânica, como restos de alimentos, esterco animal, resíduos agroindustriais e outros materiais ricos em nutrientes, é adicionada ao biodigestor juntamente com água e uma pequena quantidade de bactérias que iniciam o processo de digestão. O biodigestor é fechado hermeticamente para que não haja entrada de ar, o que é importante para manter as condições anaeróbias necessárias para a biodigestão.

BIOFERTILIZANTES – 5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

O que são biofertilizantes? Como é feito o biofertilizante? Quais as fontes naturais de fertilizante? Quais as vantagens e desvantagens da utilização de biofertilizantes na agricultura? Como ocorre a aplicação de biofertilizante na agricultura? Como aproveitar o biofertilizante produzido pelos biodigestores? Um exemplo real de um projeto de sucesso.

Leia mais »
melhor biodigestor para o projeto

COMO ESCOLHER O MELHOR BIODIGESTOR PARA SEU PROJETO

Várias questões surgem quando pensamos em implementar um projeto de biodigestor. Como, por exemplo, qual a diferença entre os modelos existentes. Qual seria o mais eficiente para o meu projeto? Quanto preciso investir? Qual a área necessária para um biodigestor? Neste artigo vamos responder as principais perguntas sobre o tema.

Qual a diferença entre os biodigestores? Qual biodigestor é mais eficiente para o meu projeto? Quanto preciso investir em um biodigestor?

Leia mais »
Bem-Estar Animal na Pecuária de Corte: A pecuária de corte não se trata apenas de produção, mas também do cuidado com os bovinos. O bem-estar animal é uma preocupação crescente nesse setor, com práticas que garantem condições adequadas de vida e manejo ético.

PECUÁRIA DE CORTE SUSTENTÁVEL COM USINAS DE BIOGÁS

O que é a pecuária de corte? Quais os principais desafios ambientais da pecuária de corte? Qual o conceito de pecuária de corte sustentável? Quais as consequências para quem pratica a pecuária de corte não sustentável? Como a usina de biogás pode ajudar a tornar a pecuária de corte sustentável? Quais as oportunidades para quem trabalha com pecuária de corte sustentável? Precisa de um projeto de usina de biogás para a pecuária de corte?

Leia mais »
Um exemplo de agropecuária sustentável com uso de uma usina de biogás seria a utilização de resíduos orgânicos gerados pela atividade agropecuária, como restos de alimentos, esterco de animais e restos de culturas, para produzir biogás.

AGRO PECUÁRIA – COMO SER SUSTENTÁVEL

O que significa Agro e pecuária? O que é o setor agropecuário? O que é agricultura pecuarista? O que é um produtor agropecuário? Como ser sustentável na agro pecuária? Exemplo de uma atividade sustentável na agropecuária. Quer montar um projeto de Fazenda Sustentável?

Leia mais »