O QUE É UM BIODIGESTOR ALEMÃO

Biodigestor alemão funciona em outros países? Quais os resíduos podem alimentar um biodigestor alemão? Quando usar o modelo de biodigestor alemão? Qual a sua viabilidade? Entenda mais sobre esse biodigestor automatizado nesse artigo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

Quando se fala em biodigestor alemão, sugere-se que exista um modelo específico para a Alemanha. No entanto, todos os biodigestores tem o mesmo princípio de funcionamento. A diferença básica se dará na operação dos projetos que vai resultar em uma maior grau de eficiência ou não. Um biodigestor comercial tem como objetivo o ganho de lucros. Nesses casos é altamente recomendável utilizar projetos com tecnologia alemã, ou europeia.

Muito se fala a respeito de biodigestores e seus diversos modelos. Dúvidas a respeito da tecnologia, modelo e funcionamento são pertinentes, porém, o maior questionamento é quanto às tecnologias estrangeiras e à sua funcionalidade em regiões distintas.

Biodigestor alemão, uma tecnologia auspiciosa para o mercado!

Os biodigestores alemães são um exemplo de tecnologia estrangeira adotada no Brasil. Entretanto, ainda existem dúvidas quanto à sua eficiência. É indispensável que todas as incertezas sejam anuladas, pois os biodigestores alemães são fortes promessas para o mercado mundial, e o conhecimento a respeito do mesmo é vantajoso para quem pretende empreender na área ou se tornar um especialista em biodigestor.

Conhecido como biodigestor alemão é uma usina de biogás comercial automatizada, muitas vezes utilizando a tecnologia CSTR

Por este motivo, estamos aqui para esclarecer algumas dúvidas sobre o biodigestor alemão e ajudar você a empreender no ramo de forma segura e se destacar no mercado. Além de possibilitar altos ganhos, o biodigestor alemão é, também, uma forma categórica de cuidado para com o meio ambiente.

Entenda mais da importância em: Incentivos legais para a construção de biodigestores no Brasil

O que é um biodigestor alemão?

Um biodigestor alemão é um tipo de tecnologia de tratamento de resíduos orgânicos. Funciona usando a digestão anaeróbica para transformar os resíduos orgânicos em biogás e lodo. O biogás pode ser usado para gerar eletricidade ou aquecimento, enquanto o lodo pode ser usado como adubo orgânico. O biodigestor alemão é especialmente eficaz na digestão de resíduos orgânicos de fontes animais, como dejetos de gado. É também amplamente usado como alternativa ao tratamento de lixo convencional, pois é mais eficiente, econômico e ecológico.

Apesar de se falar em Biodigestor alemão, esse conceito não existe em países de língua alemã. A classificação científica de usinas de biogás varia em função de suas características como temperatura operacional, controle de fases em tanques de fermentação, origem do substrato, … e não da sua posição geográfica.

Biodigestor alemão funciona em outros países?

A função principal de um biodigestor não difere entre os diversos modelos. O biodigestor nada mais é do que um local fechado onde acontece a decomposição de matéria orgânica sem a presença de oxigênio. Com esse ambiente ideal, as bactérias se multiplicam e realizam a decomposição do substrato presente em seu interior.

A tecnologia alemã proporciona meios para que a decomposição ocorra de maneira eficiente e controlada. Uma das formas é a utilização de inóculos adequados, controlando e mantendo as temperaturas e o pH equilibrados. Essas são algumas das estratégias utilizadas para que ocorra um bom funcionamento do sistema.

Os biodigestores anaeróbios são tecnologias crescentes no mercado e podem trazer alto retorno econômico.

A decomposição e a digestão são processos únicos que ocorrem na matéria orgânica. Esse material independe do país, estado ou cidade, sempre será composto por gorduras, proteínas, amidos, açúcares, entre outros. Então, o processo de biodigestão pode ser automatizado no mundo inteiro. Por isso, o biodigestor alemão funciona de forma eficiente na Alemanha, no Brasil, no Chile…

Módulos para a cogeração de energia elétrica sem desperdiçar a energia térmica. Muito comum em projetos onde o modelo de negócio possibilidade projetos altamente lucrativos

O biodigestor Indiano, por exemplo, tem sua origem na Índia, mas é muito utilizado aqui no Brasil, e com retornos vantajosos. Portanto, a tecnologia de biodigestor CSTR dá para ser usada em qualquer lugar do mundo porque o processo de biodigestão é o mesmo.

Entenda sobre esse processo em: Biodigestão Anaeróbia

Quais resíduos podem alimentar um biodigestor alemão?

Todo resíduo orgânico pode ser depositado no biodigestor; dejetos de suínos, bovinos, caprinos, resíduos de CEASA, restos de comidas, resíduos provenientes de atividades domésticas (cozinha), cana de açúcar, milho, entre outros. Uma análise importante que deve ser verificada é como esses resíduos chegarão ao biodigestor.

É indicado, em alguns casos, que o substrato seja encaminhado primeiramente para um processo de diminuição de sua granulometria. Assim o funcionamento do mesmo terá maior eficiência. Quanto menor a matéria orgânica, menor será o tempo necessário para a bactéria decompor esse composto.

Quando se trata de biodigestores alimentados com dejetos é importante que esses não tenham presença de areia ou outros resíduos agregados, apenas a matéria orgânica que será decomposta. O acúmulo de areia, por exemplo, pode vir a obstruir as tubulações do biodigestor, interrompendo o fluxo de abastecimento e de descarga. Por esse motivo, o cuidado com a forma como os resíduos ou dejetos serão depositados, influenciará diretamente no funcionamento do biodigestor.

Quando usar o modelo de biodigestor alemão ?

Quando se tem uma grande quantidade de resíduos e a pretensão é comercializar os subprodutos do biodigestor em larga escala, a tecnologia alemã é a mais indicada. Esse modelo apresenta um sistema totalmente automatizado e controlado para que se tenha qualidade e frequência dos subprodutos.

Usinas de biogás com tanques de hidrólise controlam melhor o processo digestivo e permitem o processamento de substratos que acidificam o meio mais rapidamente

Porém, antes de investir em um projeto de biodigestor é aconselhável contratar uma consultoria especializada. Somente um profissional da área consegue verificar todas as possibilidades quanto à tecnologia, aos substratos, à viabilidade técnica e econômica para que o empreendimento não tenha riscos.

Qual a viabilidade dos biodigestores alemães ?

A elaboração de um Plano de Negócios ajuda a diminuir os riscos do empreendimento. Comumente, o biodigestor alemão é indicado para comercialização em grandes demandas. Todos os subprodutos provenientes da decomposição da matéria orgânica em biodigestores podem ser comercializados. É importante saber na região onde o biodigestor será implantado, o valor econômico desses produtos.

Quando se trata de uma região onde os subprodutos ainda não possuem mercado, é uma ótima oportunidade para empreender e construir o monopólio.

Alguns dos subprodutos do biodigestor alemão que podem ser comercializados:

  • Biogás
  • Energia elétrica
  • Energia térmica
  • Biofertilizante
  • Biometano

Entenda mais sobre esse modelo de biodigestor automatizado no vídeo abaixo:

Autor

Artigos Relacionados

COMO FAZER O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS EM RESTAURANTES

É necessário separar resíduos sólidos de restos alimentares? Por que destinar adequadamente os resíduos orgânicos de restaurantes? Você sabe como gerenciar os resíduos orgânicos de restaurantes? Como posso fazer o reaproveitamento dos resíduos orgânicos com a destinação correta? Entenda a importância do gerenciamento adequado para esse tipo de resíduo.

Leia mais »

BIOGÁS DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS URBANOS

O que são resíduos sólidos orgânicos urbanos (RSOU)? Em que quantidade são gerados? Qual o potencial de geração de biogás de resíduos sólidos orgânicos urbanos? Como pode ser tratado? Qual o tamanho do mercado de biogás de bio resíduos? Como os consultores podem aproveitar este mercado?

Leia mais »