COMO TRANSFORMAR LIXO ORGÂNICO EM ENERGIA

Como transformar lixo orgânico em energia? O que deve ser considerado para a viabilidade econômica no meu projeto de biodigestor? É possível ganhar dinheiro com venda da energia a partir dos resíduos orgânicos? Chegou a hora de saber toda a verdade.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

Transformar lixo orgânico em energia pode ser considerado o grande negócio do momento. Isso porque nunca antes na história da humanidade, os problemas ambientais pela má destinação de resíduos orgânicos foram tão graves. Em todos os continentes do planeta os resíduos orgânicos estão gerando gases do efeito estufa e agravamento problemas climáticos em uma velocidade incrível.

A FINEP está comprometida com a inovação e a sustentabilidade, liberando até R$ 250 milhões para projetos com biogás. Esse financiamento substancial oferece uma oportunidade significativa para impulsionar a produção de energia limpa a partir de resíduos orgânicos e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
os valores liberados de até r$ 250 milhões pelo finep para projetos com biogás representam um passo importante na promoção de tecnologias sustentáveis e na transição para uma matriz energética mais verde. esses recursos apoiam iniciativas inovadoras que têm o potencial de revolucionar a produção de energia renovável.

Por outro lado, tecnicamente falando, o processo de produção de energia por meio do lixo é possível com o reaproveitamento de resíduos orgânicos. Esse tipo de resíduo é biomassa com capacidade para geração de bioenergia utilizando-se usinas de biogás.

Biogas,Biogás,Usina De Biogas,Usina De Biogás,Usina,Planta De Biogás,Usina De Compostagem,Viabilidade De Biogás,O Que E Biogas,Biogas Engine,Biogas Vale A Pena,Biogas Plant,Biogas Quanto Custa,Biogas Compensa,Como Funciona O Biogas,Desvantagens Do Biogas,Vantagens Do Biogas,Gef Biogás Brasil,Biodigestor De Lona,Cana De Açúcar,Biogás Na Agropecuária,Viabilidade Tecnica De Biodigestores,Viabilidade Economica De Biodigestores
miniatura de uma usina de biogás com um tanque de hidrólise antes do fermentador. essa tecnologia é mais adequada para substratos de fácil digestão. (foto: gleysson b machado)

Além do fator ambiental, a geração de energia a partir dos resíduos orgânicos é altamente lucrativa e promissora. Nesse artigo vamos tratar de algumas questões que devem ser levadas em consideração ao investir em projetos na área.

Como transformar lixo orgânico em energia? É possível?

O material orgânico possui vários meios de tratamento. Nesse sentido, a compostagem e o biodigestor são algumas das possibilidades.

Nas duas tecnologias ocorre o processo de degradação da matéria orgânica. Ou seja, moléculas grandes são quebradas por bactérias específicas até se transformarem em gases e resíduos líquidos. Enquanto na compostagem, se tratam os resíduos biologicamente pela ação de bactérias aeróbias, ou seja, na presença de oxigênio, no biodigestor os resíduos são tratados de forma anaeróbia, na ausência de oxigênio.

Energia Elétrica,Energia,De Onde Vem A Energia Elétrica,Corrente Elétrica,Como A Enrgia Elétrica Chega Em Casa,Energia Renovável,Energia Elétrica Boa,O Que É Energia Elétrica,Energia Elétrica Fraca,Energia Elétrica Forte,Gasto De Energia Elétrica,Falta De Energia Elétrica,Energia Elétrica Distante,Consumo De Energia Elétrica,Medidor De Energia Elétrica,Como Gerar Energia Elétrica,Economia De Energia Elétrica,Energia Eólica,Piso Energia Eletrica
de forma resumida, nos motores de cogeração de energia o biogás passa por um processo de combustão, gerando energia térmica. em um gerador acoplado ao motor, ocorre a transformação da energia térmica em mecânica e posteriormente em elétrica. (foto: gleysson b machado)

Os produtos resultantes do processo de compostagem são gases, principalmente Gás Carbônico (CO2) e vapor d’água, além de claro, o composto orgânico. Enquanto isso, nas usinas de biogás são gerados gases, em sua grande maioria gás carbônico (CO2) e metano (CH4). Na grande maioria das vezes, o chorume resultante da fermentação anaeróbio pode ser utilizado como biofertilizante.

Comercialmente falando, tanto em usinas de compostagem como de biogás é possível cobrar pelos serviços prestados de tratamento de resíduos orgânicos. Estes serviços evitam poluição ambiental e contaminação de corpos d’água devido à má destinação dos resíduos. No lado de fertilizantes, a compostagem produz composto orgânico e a biodigestão produz biofertilizantes. A diferença entre eles é o grau de umidade. O biofertilizante contém uma quantidade maior de água quando comparado com o composto orgânico. Porém, a grande diferença entre as tecnologias está no gases. O biodigestor anaeróbio gera além do gás carbônico, um gás combustível chamado metano. O metano pode passar por um processo de combustão em motores acoplados em geradores elétricos para gerar energia elétrica. Dessa forma, o biogás tem um potencial comercial muito maior que os gases da compostagem.

O biogás apresenta na sua composição diversos tipos de gases, entre eles o gás metano, que lhe confere poder energético. Devido à isso, o biogás pode ser utilizado em redes de gás natural,  como combustível veicular  (GNV). A partir de então é possível transformar lixo orgânico em energia.

O que deve ser considerado para a viabilidade econômica no meu projeto de biodigestor?

Um conjunto de fatores devem ser analisados por quem tem interesse em transformar lixo orgânico em energia utilizando tecnologias de usinas de biogás.

Primeiramente, quando se pensa em projeto de biodigestor, tem que ser observada as viabilidades técnica e econômica do mesmo. Durante o estudo de viabilidade técnica são estudados os tipos e quantidades de substratos anuais disponíveis. A partir do estudo dos substratos pode-se escolher a tecnologia adequada. Com a escolha da tecnologia podemos fazer o primeiro orçamento do projeto. Transformar lixo orgânico em energia vai ficando mais próximo.

Biogas,Biogás,Usina De Biogas,Usina De Biogás,Usina,Planta De Biogás,Usina De Compostagem,Viabilidade De Biogás,O Que E Biogas,Biogas Engine,Biogas Vale A Pena,Biogas Plant,Biogas Quanto Custa,Biogas Compensa,Como Funciona O Biogas,Desvantagens Do Biogas,Vantagens Do Biogas,Gef Biogás Brasil,Biodigestor De Lona,Cana De Açúcar,Biogás Na Agropecuária,Viabilidade Tecnica De Biodigestores,Viabilidade Economica De Biodigestores
inúmeras tecnologias podem ajudar a ter um processo de fermentação anaeróbia mais segura. a estabilidade do fermentador é fundamental para garantir os lucros do projeto, pois garantem constância na produção da usina de biogás. na foto, um agitador com capacidade especial para substratos de baixo ph. (foto: gleysson b machado na agritechnica em hannover na alemanha)

O estudo sobre a viabilidade econômica leva em consideração todas as possibilidades reais de receitas. Entre as principais receitas podemos citar a prestação de serviços de tratamento de resíduos orgânicos, a venda do biogás ou seus derivados e a venda de biofertilizantes. Os derivados do biogás são o gás carbônico, o biometano, a energia térmica e/ou a energia elétrica. Além disso, são levantados os custos operacionais e o valor do investimento.

Com o balanço financeiro em mãos, podemos relacionar os lucros com a necessidade de investimento do projeto. O ideal é que os lucros sejam suficientes para pagar o eventual financiamento do projeto. Seu projeto de transformar lixo orgânico em energia vai ficando cada vez mais próximo.

Somente com essas informações é possível definir o modelo de negócio ideal para transformar lixo orgânico em energia e ganhar dinheiro com isso.

Para dimensionar uma usina de biogás são necessários conhecimentos e competências técnicas e empreendedoras específicas. Na parte técnica é preciso entender o processo de biodigestão anaeróbia e a engenharia de estabilização desse processo. Como se faz a simulação da fermentação em laboratórios e como funcionam as tecnologias industriais que garantem a estabilidade da biodigestão anaeróbia em uma usina de biogás. Ou seja, a consultoria especializada é responsável por levantar e analisar criteriosamente as informações.

Tão importante quanto o biodigestor é o trabalho de consultoria que desenvolve o projeto!

A empresa Virapuru Engenharia e Sustentabilidade LTDA oferece serviços especializados com tecnologia alemã para concepção, engenharia e assessoria para a construção de usinas de biogás com tecnologia alemã. Você pode transformar lixo orgânico em energia de uma forma segura e mais assertiva. Entre em contato via email comercial@virapuru.com para falar sobre seu projeto.

É possível ganhar dinheiro para transformar lixo orgânico em energia?

De antemão, com toda certeza! Transformar lixo orgânico em energia lhe permite lucrar não somente com a venda de energia elétrica, mas também, com a venda de energia térmica, biofertilizante, biogás, créditos de carbono, entre outras formas.

Biodigestor é a ferramenta completa quando o assunto é gerar lucro!

Os subprodutos dos biodigestores possibilitam diversas oportunidades de lucro, do mesmo modo que se aliam na economia e na proteção do meio ambiente.
Além disso, a venda de energia é uma ótima chance para lucrar e diversificar a matriz energética. Atualmente em alguns países, como é o caso do Brasil, a matriz energética é composta, basicamente, por poucas fontes de produção.

As Usinas De Biogás Permitem Ganhar Dinheiro Para Transformar Lixo Orgânico Em Energia E Biofertilizantes.
diversos investidores buscam oportunidades no mercado de usinas de biogás. gleysson b machado no encontro econômico brasil alemanha em weimer – alemanha

Em contrapartida, grandes geradores de bioenergia fecham contratos com grandes empresas, podendo produzir energia suficiente para abastecer uma cidade.

Quer saber mais sobre transformar lixo orgânico em energia e o potencial de resíduos orgânicos de restaurantes, energia do lixo, vantagens e desvantagens, bioenergia do lixo? Assista o vídeo abaixo:

Amplie seu conhecimento em resíduos sólidos com a VirapuruFlix. Com conteúdo técnico avançado, é perfeito para acadêmicos e profissionais do setor ambiental. Assine e mantenha-se atualizado com as melhores práticas e tecnologias!
virapuruflix: sua chave para um futuro sustentável. aprenda sobre negócios sustentáveis, reciclagem e leis ambientais. essencial para consultores, gestores e todos que visam impactar positivamente o meio ambiente. assine agora e faça a diferença

Autor

Artigos Relacionados

Histórico mundial da Produção de carne bovina. Produção de carne bovina no Brasil. Quais os principais problemas causados pela produção de carne bovina. Como fazer a produção de carne bovina de forma sustentável. Como combinar a produção de carne bovina com usina de biogás? Pretende investir em Usina de Biogás para sua produção de carne bovina?

PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA DE FORMA SUSTENTÁVEL

Histórico mundial da Produção de carne bovina. Produção de carne bovina no Brasil. Quais os principais problemas causados pela produção de carne bovina. Como fazer a produção de carne bovina de forma sustentável. Como combinar a produção de carne bovina com usina de biogás? Pretende investir em Usina de Biogás para sua produção de carne bovina?

Leia mais »

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Quais são os desafios enfrentados no agronegócio em relação ao consumo e tipo de energia? A utilização da energia neste setor é a forma mais eficiente de utilização? Deve-se investir na construção de mais hidrelétricas no país? Aprenda sobre agronegócio eficiente lendo este artigo.

Leia mais »
A matéria orgânica, como restos de alimentos, esterco animal, resíduos agroindustriais e outros materiais ricos em nutrientes, é adicionada ao biodigestor juntamente com água e uma pequena quantidade de bactérias que iniciam o processo de digestão. O biodigestor é fechado hermeticamente para que não haja entrada de ar, o que é importante para manter as condições anaeróbias necessárias para a biodigestão.

BIOFERTILIZANTES – 5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

O que são biofertilizantes? Como é feito o biofertilizante? Quais as fontes naturais de fertilizante? Quais as vantagens e desvantagens da utilização de biofertilizantes na agricultura? Como ocorre a aplicação de biofertilizante na agricultura? Como aproveitar o biofertilizante produzido pelos biodigestores? Um exemplo real de um projeto de sucesso.

Leia mais »