O que é uma usina de biogás?

COMO ESCOLHER O MELHOR BIODIGESTOR PARA O SEU PROJETO

Que tipos de tecnologias existem? Como o substrato influencia no melhor biodigestor para seu projeto? Como os objetivos do empreendedor afetam a escolha do melhor biodigestor para o seu projeto? Depois de ler este artigos suas dúvidas acabam
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

Para saber qual o melhor biodigestor para o seu projeto será necessário esclarecer alguns pontos. Neste artigo, vamos falar sobre os fatores que interferem na escolha da tecnologia para o seu projeto de biodigestor anaeróbio.

A FINEP está comprometida com a inovação e a sustentabilidade, liberando até R$ 250 milhões para projetos com biogás. Esse financiamento substancial oferece uma oportunidade significativa para impulsionar a produção de energia limpa a partir de resíduos orgânicos e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
os valores liberados de até r$ 250 milhões pelo finep para projetos com biogás representam um passo importante na promoção de tecnologias sustentáveis e na transição para uma matriz energética mais verde. esses recursos apoiam iniciativas inovadoras que têm o potencial de revolucionar a produção de energia renovável.

Todo projeto de biodigestor sempre começa com muita empolgação. Tanto por parte do investidor quanto por parte de toda a equipe técnica que irá construir o projeto. Na fase de construção tudo ocorre como planejado e o biodigestor logo logo pode ser inaugurado.  porém depois de cerca de seis meses o biodigestor para de funcionar da forma desejada.  Os resultados tanto no processamento do substrato,  como na geração de energia e produção de biofertilizante começam a frustrar o projeto.

Por outro lado,  usinas de biogás no mundo inteiro continuam dando lucro acima de lucro durante mais de 30 anos de operação.  A cada nova atualização,  a usina de biogás gera mais energia,  mais biofertilizante e aumenta a sua capacidade de tratamento de resíduos. Parece que existe uma receita para ter o melhor biodigestor para o seu projeto.

Mas, se o funcionamento de biodigestores anaeróbios são iguais porque em alguns projetos eles param de funcionar enquanto que em outros se tornam cada vez melhores? A resposta está em duas variáveis fundamentais para um projeto de usina de biogás:  o estudo dos substratos e os objetivos do empreendimento. Vejamos!

Que tipos de tecnologias existem?

Uma usina de biogás é um projeto de Engenharia dimensionado para processar determinada matéria orgânica, gerando biogás e chorume. Por ser um processo que ocorre espontaneamente na natureza e de relativa fácil compreensão, existem incontáveis experiências com biodigestores anaeróbios. Diferentes formas de construção influenciadas por fatores culturais ou científicos. Vejamos alguns desses critérios de classificação de tecnologias para biodigestores anaeróbios.

    • Pela origem: Em função da origem do seu desenvolvimento,  os modelos mais conhecidos  são os biodigestores indianos,  chineses, canadenses,  alemães,  entre outros. 
    • Pela umidade do substrato: Os biodigestores também podem ser classificados em função da umidade do seu substrato. Substratos que contém mais de 30% de matéria seca, não conseguem ser transportados através de sistemas de bombeamento. Nesse caso são indicadas tecnologias que utilizam processos de digestão seca, como por exemplo os biodigestores de garagem. Em substratos em que a matéria seca se limita até cerca de 30% da mistura, a tecnologia é classificada como digestão úmida.  Um grande exemplo desse tipo de  Tecnologia é a usina de biogás CSTR. 
  • Alimentação do fermentador: Em função da maneira como os fermentadores são alimentados,  podemos classificar as tecnologias de biodigestão em descontínua,  semicontínua e continua.
  • Fases do Processo: Na maior parte das tecnologias de biodigestores,  todas as fases da biodigestão anaeróbia acontece de maneira simultânea dentro de um único  reator anaeróbio.  porém,  a depender do tipo de substrato,  pode ser necessário dividir  as fases da digestão anaeróbia com tanques indiferentes.  deste modo,  em função das fases do processo temos  monofásicos,  bifásicos ou mesmo trifásicos.
  • Temperatura da fermentação: A biodigestão anaeróbia pode ocorrer em diferentes temperaturas. O especialista em biodigestão anaeróbia deve avaliar  qual a temperatura ideal para processamento do substrato. Se a temperatura for de 0 a 20ºC estamos falando de um biodigestor psicrofílico. Entre 20 e 45ºC temos biodigestores mesofílicos. Por fim, os biodigestores termofílicos trabalham com temperaturas entre 45 e 70ºC. 
  • Finalidade comercial: Os projetos com biodigestores podem ser classificados como experimentais se não houver uma finalidade de lucro. De outra forma são chamados de biodigestores comerciais.

Além dos principais critérios elencados anteriormente, existem outros que são particulares de cada projeto. Em termos gerais a cada mudança de tecnologia temos também a mudança de máquinas, equipamentos, componentes, Sistemas de Automação, custos, área necessária e diversas outras variáveis do projeto. 

O Melhor Biodigestor Para O Seu Projeto Depende Entre Outras Coisas, Do Estudo Do Substrato E Dos Objetivos Do Investidor
biodigestores de lona podem ser utilizados para tratamento de dejetos suínos. uma certa quantidade de eenrgia pode ser gerada com o biogás. porém devido sua instabilidade não é aconselhável fechar projetos com venda de energia.

Resumindo, é necessário estudar o substrato para responder parcialmente qual o melhor biodigestor para o seu projeto. 

Como o substrato influencia no melhor biodigestor para o seu projeto?

Vamos seguir o roteiro para ter uma primeira pista sobre o melhor biodigestor para o seu projeto. Em um primeiro momento é o estudo sobre os tipos e quantidades de substratos disponibilizados vai definir que tipos de tecnologias podem ser utilizadas. Na análise do substrato levamos em consideração a composição química, a viscosidade, a melhor temperatura de processamento,  o PH de cada fase da biodigestão anaeróbia, etc.

Todos esses fatores também sofreram interferência em função da quantidade e concentração dos substratos que formam a mistura total. 

Biodigestor,Biodigestor Biogas,Projeto Biodigestor,Tecnologia Biodigestor,Biodigestao,Biodigestor Anaerobio,Biodigestor Cstr,Biodigestor De Lona,Biodigestor Alemao,Costo Biodigestor,#Biodigestor,Biodigestor Chines,Biodigestor Venta,Biodigestores,Biodigestor Canadense,Biodigestor Comercial,Biodigestor Granja,Biodigestor Mexico,Cstr,Biodigestor Indiano,Instalacion Biodigestor,Biodigestor Rotoplas,Biodigestor Da Marinha,Como Hacer Biodigestor
para processar resíduos orgânicos urbanos é necessário tecnologia avançada e um sistema automatizado

Para implementação de um projeto de uma usina de biogás a mistura que compõem o substrato passa por duas análises. A primeira análise é teórica. Na segunda análise a mistura passa por um processo de simulação em um biodigestor de menor porte. Dessa forma é possível fazer uma análise comparativa entre os dados obtidos pela teoria e por experimentos práticos do projeto. 

Como os objetivos do empreendedor afetam a escolha do melhor biodigestor para o seu projeto?

Em muitos casos,  os investidores de projetos com usinas de biogás tem uma visão limitada sobre o potencial de rendimento de biogás dos substratos que disponibiliza. Essa limitação pode significar um projeto subdimensionado mas também um superdimensionamento do projeto. 

Por esse motivo é necessário diagnosticar a necessidade e o desejo do investidor. Por exemplo:  se o investidor é dono de um frigorífico de bovinos e tem uma grande quantidade de resíduos orgânicos que precisam de tratamento.  Além disso seu consumo de energia e térmica elétrica é relativamente alto. 

Suas necessidades são portanto o tratamento completo de seus resíduos orgânicos e o suprimento da sua demanda de energia térmica elétrica.  porém pode acontecer que o investidor deseje agregar uma nova receita a seu projeto de frigorífico. Essa nova receita pode vir por exemplo com a comercialização de um excedente de energia, assim como dos biofertilizantes.  Neste caso, o biodigestor dimensionado será maior do que a demanda que precisa ser atendida no projeto de frigorífico.

Como escolher o melhor biodigestor para o seu projeto em vídeo

Ainda que tenhamos buscado solucionar as principais dúvidas acerca dos projetos de biodigestores. Já deu para perceber que o assunto demanda dedicação e aprendizado mais extenso. Portanto, se você chegou até aqui, mas quer saber mais sobre o assunto. Assista o vídeo abaixo, pois as respostas para suas dúvidas podem ser sanadas ao assistí-lo:

E então, já consegue falar mais sobre o o melhor biodigestor para o seu projeto? 

Amplie seu conhecimento em resíduos sólidos com a VirapuruFlix. Com conteúdo técnico avançado, é perfeito para acadêmicos e profissionais do setor ambiental. Assine e mantenha-se atualizado com as melhores práticas e tecnologias!
virapuruflix: sua chave para um futuro sustentável. aprenda sobre negócios sustentáveis, reciclagem e leis ambientais. essencial para consultores, gestores e todos que visam impactar positivamente o meio ambiente. assine agora e faça a diferença

Autor

Artigos Relacionados

A matéria orgânica, como restos de alimentos, esterco animal, resíduos agroindustriais e outros materiais ricos em nutrientes, é adicionada ao biodigestor juntamente com água e uma pequena quantidade de bactérias que iniciam o processo de digestão. O biodigestor é fechado hermeticamente para que não haja entrada de ar, o que é importante para manter as condições anaeróbias necessárias para a biodigestão.

BIOFERTILIZANTES – 5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

O que são biofertilizantes? Como é feito o biofertilizante? Quais as fontes naturais de fertilizante? Quais as vantagens e desvantagens da utilização de biofertilizantes na agricultura? Como ocorre a aplicação de biofertilizante na agricultura? Como aproveitar o biofertilizante produzido pelos biodigestores? Um exemplo real de um projeto de sucesso.

Leia mais »
melhor biodigestor para o projeto

COMO ESCOLHER O MELHOR BIODIGESTOR PARA SEU PROJETO

Várias questões surgem quando pensamos em implementar um projeto de biodigestor. Como, por exemplo, qual a diferença entre os modelos existentes. Qual seria o mais eficiente para o meu projeto? Quanto preciso investir? Qual a área necessária para um biodigestor? Neste artigo vamos responder as principais perguntas sobre o tema.

Qual a diferença entre os biodigestores? Qual biodigestor é mais eficiente para o meu projeto? Quanto preciso investir em um biodigestor?

Leia mais »