COMO MEDIR A EFICIÊNCIA DE UM BIODIGESTOR ANAERÓBIO

Como o cenário influi na escolha da tecnologia? Como medir a eficiência de um biodigestor anaeróbio? O que é importante ao escolher o modelo de negócio? Como se especializar em negócios com biodigestores comerciais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

Como medir a eficiência de um biodigestor anaeróbio considerando que existem diversos tipos de tecnologias em diferentes regiões do mundo? Essa é uma pergunta que todo profissional que pretende trabalhar na área de biogás precisa saber responder.

A FINEP está comprometida com a inovação e a sustentabilidade, liberando até R$ 250 milhões para projetos com biogás. Esse financiamento substancial oferece uma oportunidade significativa para impulsionar a produção de energia limpa a partir de resíduos orgânicos e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
os valores liberados de até r$ 250 milhões pelo finep para projetos com biogás representam um passo importante na promoção de tecnologias sustentáveis e na transição para uma matriz energética mais verde. esses recursos apoiam iniciativas inovadoras que têm o potencial de revolucionar a produção de energia renovável.

Em todo o mundo existem diversos modelos de biodigestores. São chineses, indianos, canadenses, alemães, entre outros. Cada projeto foi desenhado com base no conhecimento técnico de cada desenvolvedor, assim como em função da sua demanda específica. A figura abaixo mostra projetos com aparência física completamente diferente um do outro. Uns são redondos, outros quadrados, uns automatizados e outros completamente mecânicos.

Você provavelmente já sabe que o conhecimento específico vai lhe transformar em um profissional especializado

Um consultor de sucesso precisa ser capaz de fazer comparações entre as diferentes tecnologias. Além disso, precisa ser capaz de dimensionar um projeto que atenda exatamente todas as demandas de seu cliente. Seja por energia, tratamento de resíduos, biofertilizantes ou todas de igual forma.

O mercado de biogás é um dos maiores mercados do mundo. Todas as vezes que você vir resíduos orgânicos nas ruas ou poluindo rios, lembre-se que ali tem um potencial negócio. Somente os devidamente qualificados serão capazes de reconhecer.

Como o cenário influi na escolha da tecnologia

Quando falamos sobre eficiência de um biodigestor anaeróbio, falamos em como determinada tecnologia pode atingir os objetivos traçados no projeto. Em se tratando de tecnologias multifuncionais, como uma usina de biogás, é importante portanto entender a motivação do cliente. As usinas de biogás podem ser concebidas por motivos de geração de energia, produção de biofertilizantes ou mesmo para tratamento de resíduos sólidos orgânicos. Em alguns casos, os biodigestores são utilizados para todos os objetivos anteriormente citados.

Azeite De Dendê,Resíduos Do Dendê,Óleo De Dendê,Dende,Dendê,Farofa De Dende,Azeite De Dende,Área De Cultivo De Dendê,Farofa De Dende Baiano,Receita De Farofa De Dendê,Resíduos,Carreamento De Dendê,Farofa De Dendê,Carregamento De Dendê,Como Fazer Farofa De Dende,Cultivo De Dendê,Farofa De Dendê Receita,Colheita De Dendê,De Onde Vem O Dendê,Farofa De Dende Para Moqueca,Farofa De Azeite De Dendê,Oque E Torta De Dendê,Farofa De Dendê Da Bahia
estudo do processo de fabricação de óleo de palma na fábrica marborges no estado do pará. a indicação da tecnologia depende dos objetivos do projeto. (foto: gleysson b machado)

A necessidade do projeto é orientada de acordo com a demanda do cliente ou da situação. Para medir a eficiência de um biodigestor anaeróbio de cada um dos projetos, vamos entender um pouco mais sobre os diferentes cenários:

1) Projetos para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos:

A prefeitura de uma cidade tem interesse no tratamento dos resíduos sólidos orgânicos municipais. Aqui a principal preocupação do setor público não é exatamente a geração de energia elétrica, mas a diminuição do impacto ambiental causado pela destinação inadequada dos resíduos. Muitas vezes o prefeito e a prefeitura têm que responder a ações jurídicas que podem até custar o mandato do prefeito. O principal ítem a ser observado então será a diminuição da Demanda Biológica/Química por Oxigênio (DBO e DQO) da fração orgânica dos resíduos pelos quais a prefeitura tem responsabilidade. A melhor tecnologia, ou seja, a mais eficiente portanto será aquela que diminuir os valores de DBO/DQO para níveis recomendados pela legislação ambiental vigente.

2) Projetos para a geração de biogás com maior teor de metano:

Este tipo de projeto é normalmente procurado por empresários ou investidores que pretendem comercializar energia térmica ou elétrica. A escolha de um substrato que gere mais biogás por tonelada pode ser o critério a ser escolhido para o projeto. A tecnologia mais eficiente será aquela que conseguir chegar mais próximo do potencial químico de geração de biogás possível. Por meio de análise laboratorial é possível calcular a quantidade máxima de biogás/metano que pode ser gerada por cada tonelada de substrato. Esse valor é então comparado com os valores conseguidos pelas diferentes tecnologias. Um bom exemplo para este caso é o Projeto BioEnergie Park localizado na cidade de Güstrow, na Alemanha.

Geração De Energia,Energia,Energia Solar,Distribuição De Energia,Fontes De Energia,Geração De Energia Elétrica,Geração De Energia Pelo Vento,Geracao De Energia,Energia Limpa,Energia Eólica,Cogeracao De Energia,Super Produção De Energia,Gerador De Energia,Transmissão De Energia,Energia Elétrica,Instalação De Energia Solar,Geração Energia Com Água,Geração Distribuição E Transmissão De Energia Elétrica,Motor De Cogeracao De Energia,Curso De Energia Solar
o objetivo do projeto bioenergie park é a geração de biometano para fornecer para a empresa distribuidora de gás natural da região da cidade de gustrow. (foto: gleysson b machado)

3) Projetos para produção de biofertilizantes:

Normalmente ambicionado por empresas comercializadoras de fertilizantes agrícolas que, muitas vezes, precisam importar seus produtos a preços que variam em função do dólar. Para este grupo, o fator principal é a qualidade que o biofertilizante pode alcançar. Pelo enriquecimento na pós-fermentação o biofertilizante pode atender todos os padrões de qualidade e composição química desejados pelo agricultor. Além disso, pode ser retirada a umidade para baratear o transporte ou transformado em briquetes, de acordo com a necessidade de cada cliente. O fator de medição da eficiência do projeto como um todo, neste caso, é a composição química e o formato para a comercialização do biofertilizante.

4) Projetos para a venda de créditos de carbono:

Nesse projeto o interesse está na queima do metano, pois isso gera mais receita. Portanto, quanto mais metano queimado, maior a sua renda. Não precisa existir necessariamente uma destinação para o biofertilizante. O fator de medição de eficiência de um biodigestor para este projeto como um todo neste caso são os mesmos do caso 2.

5) Cenário misto:

Neste caso, o empreendedor/investidor está interessado na maior lucratividade possível, diminuindo impactos ambientais causados pelos resíduos e gerando emprego e renda para a população local. Com isso o empreendedor/investidor poderá, além de ter um negócio de alta lucratividade, fazer um marketing de sustentabilidade que é uma tendência global. A medição da eficiência de um biodigestor neste caso é a união de todos os fatores dos casos acima. Um ótimo exemplo deste caso é o projeto de Biodigestor da Cooperativa Agrícola de Göttingen, mais precisamente na comunidade de Rosdorf, na Alemanha.

Como medir a eficiência de um biodigestor anaeróbio

À partir da definição dos objetivos do projeto, devemos medir a eficiência de um biodigestor anaeróbio em função dos melhores resultados atingidos.

Por exemplo, se o objetivo for geração de energia, então a produção de biometano é decisiva. Neste caso, as comparações serão sobre quanto biometano cada tecnologia é capaz de gerar à partir do mesmo tipo e quantidade de substrato. Usinas de biogás do tipo CSTR costumam ter os melhores resultados para este quesito. 

Em outro caso, se o objetivo for somente a diminuição da carga orgânica de resíduos de dejetos suínos, o biodigestor de lona ou canadense que é muito comum no Brasil, pode oferecer resultados satisfatórios a um valor de investimento muito mais baixo, quando comparado ao CSTR. 

O que é importante ao escolher o modelo de negócio

Imagine que você é o profissional que está responsável por estabelecer o modelo de negócio que será apresentado a potencial investidor. O que você acha que poderia fazer para estimular esse investidor a participar do seu projeto e torná-lo realidade, com todos os benefícios que você pensou? Para isso, você precisa saber como um investidor pensa antes de tomar uma decisão. Com certeza a eficiência de um biodigestor será muito importante para oferecer bons resultados. 

Energia Elétrica,Energia,De Onde Vem A Energia Elétrica,Corrente Elétrica,Como A Enrgia Elétrica Chega Em Casa,Energia Renovável,Energia Elétrica Boa,O Que É Energia Elétrica,Energia Elétrica Fraca,Energia Elétrica Forte,Gasto De Energia Elétrica,Falta De Energia Elétrica,Energia Elétrica Distante,Consumo De Energia Elétrica,Medidor De Energia Elétrica,Como Gerar Energia Elétrica,Economia De Energia Elétrica,Energia Eólica,Piso Energia Eletrica
geração de energia elétrica com aproveitamento da energia residual dos motores de cogeração bhkw. usina de compostagem e biodigestão de erkheim na alemanha. (foto: gleysson b machado)

Em todos os casos, existe grande chance de o empreendedor/investidor ter a necessidade de contratar um profissional qualificado. O conhecimento necessário deve ser o mesmo dos países onde a tecnologia de biodigestor é conhecida, apurada e completamente madura para uso comercial. Contando, inclusive, com vários casos de sucesso implementados e em plena operação. 

Atualmente, a Alemanha é o país com as tecnologias mais desenvolvidas e maior quantidade de projetos comerciais implementados. Segundo o site statista, em 2013 a Alemanha tinha cerca de 9.200 biodigestores automatizados enquanto que o segundo colocado, a Itália tinha cerca de 1.300 projetos. 

De uma maneira em geral, a eficiência de um biodigestor na Europa é medida fazendo um comparativo direto entre os milhares de biodigestores construídos no continente. 

Como se especializar em negócios com biodigestores comerciais

O caminho para um profissional chegar a essa qualificação normalmente é bastante complicado. Primeiro é preciso entender que a qualificação não é encontrada em todas as cidades. Mesmo na Alemanha, são poucas as instituições que oferecem cursos na área. As empresas não estão dispostas a mostrar o conhecimento que adquiriram com o tempo. Eles querem poder entregar aos seus clientes as informações necessárias para definir melhor a eficiência de um biodigestor construído por elas.

“Eu não lhe diria para decidir qual o melhor momento para se qualificar, porque você já sabe”.

Além disso, o idioma, os custos com transporte, hospedagem e alimentação na Alemanha costumam ser obstáculos. Para os cursos atuais, o número de vagas é limitado . É necessário atender os pré-requisitos para se conseguir uma vaga. Deve-se também observar o período em que os cursos são ofertados.

Biodigestor,Biodigestor Con Estiercol De Cerdo,Biodigestores,Tipos De Biodigestores,Como Armar Un Biodigestor,Como Hacer Un Biodigestor,Biodigestor Como Funciona,Beneficios Del Biodigestor,Como Hacer Biodigestor Paso A Paso,Biodigestor De Flujo Continuo,Como Hacer Un Biodigestor Casero,Como Instalar Un Biodigestor Paso A Paso,Biodigestor Casero Para Generar Gas,Curso,Operação De Biodigestores,Construção De Biodigestores
palestra sobre eficiência de tecnologias de diferentes tipos de biodigestores anaeróbios na feira internacional pollutec em são paulo – brasil. (foto: gleysson b machado)

A empresa Virapuru Training Center oferece o curso ESPECIALIZAÇÃO EM NEGÓCIOS COM BIODIGESTORES COMERCIAIS, um curso inteiramente online, com conteúdo em vídeo aulas e contato direto com o autor do curso.

O futuro profissional se qualifica para trabalhar em qualquer cenário acima descrito. Você conversa diretamente por videoconferência com o professor do curso. Assim, pode tirar suas dúvidas e fazer um trabalho melhor.

Ao final do curso você terá a solução para um cenário real. Você escolhe o problema e lhe ajudamos a resolver. Pode ser o tratamento de resíduos de um frigorífico, resíduos urbanos ou mesmo um projeto de confinamento de gado. Depois do curso, vai ficar muito mais claro para você o tema eficiência de um biodigestor anaeróbio.

Além do certificado, você ganha a ótima sensação de ter resolvido o grande desafio de um problema ambiental, e de forma lucrativa.

O curso representa um completo furo de mercado. Por meio dele, são economizados incontáveis anos que seriam necessários para levar a tecnologia até o local onde precisa ser implementada.

Mais cedo ou mais tarde, você precisará responder perguntas como estas:

Importância do tema eficiência de um biodigestor para consultores

Um especialista em biodigestores precisa saber entender o cenário em que o projeto vai ser construído para poder indicar qual a melhor tecnologia.

Além de entender o funcionamento de cada tecnologia, o especialista precisa saber fazer comparativos entre elas para justificar sua escolha perante os investidores.

Saber explicar sobre a eficiência de um biodigestor específico é competência básica para qualquer consultor.

A segunda coisa importante é que: O mercado não vai esperar você se especializar. Se não for você será outro.

Amplie seu conhecimento em resíduos sólidos com a VirapuruFlix. Com conteúdo técnico avançado, é perfeito para acadêmicos e profissionais do setor ambiental. Assine e mantenha-se atualizado com as melhores práticas e tecnologias!
virapuruflix: sua chave para um futuro sustentável. aprenda sobre negócios sustentáveis, reciclagem e leis ambientais. essencial para consultores, gestores e todos que visam impactar positivamente o meio ambiente. assine agora e faça a diferença

Autor

Artigos Relacionados

A escolha da tecnologia de biodigestores adequada é crucial para maximizar a eficiência e a sustentabilidade de projetos. A seleção errada pode resultar em perda de recursos e impactos ambientais negativos.

A IMPORTÂNCIA DE ESCOLHER A TECNOLOGIA DE BIODIGESTORES ADEQUADA

O que exatamente é um biodigestor e como funciona? Como a escolha da tecnologia adequada pode afetar a eficiência de um biodigestor? Em que setores, como agricultura, agroindústria ou tratamento de resíduos, os biodigestores são mais comumente usados? Quais as consequência da escolha da tecnologia para seu cliente? Como a experiência do seu cliente vai impactar seu trabalho na área de biogás? 

Leia mais »
Um exemplo de agropecuária sustentável com uso de uma usina de biogás seria a utilização de resíduos orgânicos gerados pela atividade agropecuária, como restos de alimentos, esterco de animais e restos de culturas, para produzir biogás.

AGRO PECUÁRIA – COMO SER SUSTENTÁVEL

O que significa Agro e pecuária? O que é o setor agropecuário? O que é agricultura pecuarista? O que é um produtor agropecuário? Como ser sustentável na agro pecuária? Exemplo de uma atividade sustentável na agropecuária. Quer montar um projeto de Fazenda Sustentável?

Leia mais »
A geração de energia com biogás é uma solução sustentável e versátil, obtida através da decomposição de matéria orgânica. Usinas de biogás convertem resíduos agrícolas, esgoto e outros resíduos em energia limpa. O biogás pode ser utilizado para gerar eletricidade, calor e biometano, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

GERAÇÃO DE ENERGIA COM BIOGÁS – UMA SOLUÇÃO ALTAMENTE COMPETITIVA

Como funciona a geração de energia com biogás? Que tipo de energias são geradas? Como funciona a geração de energia elétrica com biogás? Como armazenar a energia gerada com biogás? Como gerenciar a geração de energia com biogás para ter o maior lucro? Como o modelo de geração de energia com biogás pode dar mais segurança que outros? Entenda os motivos que fazem da geração de energia com biogás uma opção altamente lucrativa, sustentável e segura de negócios.

Leia mais »
Histórico mundial da Produção de carne bovina. Produção de carne bovina no Brasil. Quais os principais problemas causados pela produção de carne bovina. Como fazer a produção de carne bovina de forma sustentável. Como combinar a produção de carne bovina com usina de biogás? Pretende investir em Usina de Biogás para sua produção de carne bovina?

PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA DE FORMA SUSTENTÁVEL

Histórico mundial da Produção de carne bovina. Produção de carne bovina no Brasil. Quais os principais problemas causados pela produção de carne bovina. Como fazer a produção de carne bovina de forma sustentável. Como combinar a produção de carne bovina com usina de biogás? Pretende investir em Usina de Biogás para sua produção de carne bovina?

Leia mais »