O MAIOR BIODIGESTOR DO MUNDO

Como é o projeto do maior biodigestor do mundo? Qual substrato é utilizado? Qual a quantidade de energia gerada? Qual é a produção do biofertilizante? Como é feita a certificação do projeto? Quais são as responsabilidades da empresa de operação? Quer ter o seu próprio biodigestor? Então vamos demonstrar a você!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

O maior biodigestor do mundo será aqui detalhado.

O projeto padrão de um biodigestor é composto por tanque de alimentação, fermentador e um motor gerador. Neste exemplo vamos entender como a definição do Modelo de Negócio contribuiu de maneira significativa não somente na viabilização, como também garantiu alta lucratividade ao projeto.

O BioEnergie Park Güstrow na Alemanha produz biogás com qualidade de gás natural a partir de recursos naturais renováveis. O projeto tem um potencial térmico de 50 MWth sendo em 2014 o maior biodigestor do mundo.

O que é necessário para montar um projeto como este? A resposta é muito mais simples do que você pensa. O mais importante aqui não é ter o dinheiro do investimento e sim as condições de lucratividade de um projeto. A partir do cenário lucrativo construído, investidores são captados. Entenda agora como desenvolver um projeto de biodigestor anaeróbio.

Como é o projeto do maior biodigestor do mundo?

Em 2006, a empresa encomendou o parque Klarsee da NAWARO Bio-Energy, a maior usina de geração de energia de biogás do mundo com uma potência de 20 MWel.

Desde junho de 2009, o NAWARO BioEnergie Park “Güstrow” vem alimentando a rede de gás natural com biometano. Com uma capacidade de 55 MWth, esta é a maior planta do mundo para a produção de biocombustível a partir de matérias-primas renováveis e define um novo padrão na produção de energias alternativas.

Em sua arquitetura podemos perceber 5 centrais no formato de trevos que, segundo o fabricante, produzem mais de 46 milhões de metros cúbicos de biogás com qualidade equiparável ao gás natural por ano, e que são devidamente direcionadas à rede de distribuição de gás natural em toda a Alemanha.

Qual substrato é utilizado?

A matéria prima utilizada como substrato é comprada dos mais de 100 agricultores ao preço de mercado gerando emprego e renda na região e garantindo a viabilidade econômica do agronegócio local.

O projeto completo ocupa uma área de 50 hectares e emprega 50 pessoas devidamente qualificadas diretamente além de todas as pessoas que trabalham com a agricultura na região.

Veja também  Projeto com biodigestor de resíduos. Os 7 passos para fazer um

Qual a quantidade de energia gerada?

Atualmente, o maior biodigestor do mundo gera energia térmica e elétrica além de contar com uma unidade de produção de biometano. A capacidade total do projeto corresponde a cerca de 160 milhões de kWh/ano de energia elétrica (eletricidade) e 180 milhões de kWh/ano de energia térmica (calor).

Cerca de 5.000 metros cúbicos de biogás entram na rede de gás natural a cada hora. Com isso, o projeto é capaz de suprir a demanda térmica de mais de 50.000 casas, a partir de uma produção de energia ecologicamente neutra e descentralizada.

  • Veja também como atrair Investidores para projetos de biodigestor

O parque de bioenergia de Nawaro, Güstrow, já foi certificado como uma das primeiras plantas de biogás na Alemanha que cumprem o acordo com as leis de sustentabilidade para biomassa e biocombustíveis. Com isso, a planta já cumpre os valores de redução de gases de efeito estufa que se aplicam a partir de 2017.

Qual a produção de Biofertilizantes?

Os resíduos são devidamente tratados resultando em 85.000 t de fertilizante prensado e 90.000 t de fertilizante líquido. Todo o biofertilizante é reutilizado pelos agricultores da região para a plantação de mais recursos naturais renováveis.

Como é feita a certificação do projeto?

A certificação atual é extremamente importante para que a empresa possa utilizar o biogás em estações de enchimento de gás natural, diz Katharina Flath. Além disso, uma planta de biogás teria que provar que tem menor emissão de gases de efeito estufa do que as fábricas movidas a fósseis. Esta prova já está disponível.

O Güstrow Bioenergy Park foi certificado pelo fornecedor de serviços independentes PCU Germany, utilizando o sistema de certificação aprovado pelo Estado. A planta atende a todos os requisitos de sustentabilidade para biomassa. Além da proteção de áreas naturais e da aplicação de métodos de gestão agro sustentável. Isso também inclui a baixa emissão de gases de efeito estufa.

Para calcular o chamado potencial de redução de gases de efeito estufa, são calculadas as emissões totais. Depois são comparadas com um valor de referência da produção de energia fóssil. As emissões totais são calculadas desde o cultivo até a disponibilidade pelo consumidor.

No momento, é necessária uma economia de pelo menos 35%. O projeto supera esse valor em 58% e, portanto, já atende aos valores-limite que serão aplicados a partir de 2017.

Quais são as responsabilidades da empresa de operação?

O biodigestor é um organismo vivo que precisa de cuidados para ter sua operação garantida. Em um projeto dessa dimensão faz-se necessária uma operação mais intensiva por parte da empresa. Entre as principais atividades podemos citar o armazenamento e adição de biomassa no processo de fermentação; operações de bombeamento entre fermentadores, modelos de digestores e transportadores de fertilizantes.

Além disso, é importante pensar na preparação de resíduos de fermentação para fertilizantes agrícolas de alta qualidade; na remoção, no transporte contínuo e na produção baseada na demanda do fertilizante produzido; na geração e armazenamento de biogás no sistema de fermentação à prova de gases; no processamento de biogás em biometano e alimentação para a rede local de abastecimento de gás; na geração de biogás em instalações combinadas de calor e energia, e, finalmente, no uso de biogás como fonte de calor de processo (planta de CHP) para aquecer os fermentadores.

Quer ter o seu próprio biodigestor?

Grandes quantidades de matéria orgânica são desperdiçadas na sua região, poluindo o meio ambiente. Você sabe que os melhores negócios se fazem resolvendo os piores problemas? Você sabe que é possível transformar os resíduos em energia e biofertilizante e ganhar com o tratamento de resíduos orgânicos.

É hora de tomar uma atitude. Todas as vezes que você ver problemas de poluição por causa de matéria orgânica, você vai lembrar que por meio de um Plano de Negócio para biodigestores automatizados feito por um especialista é o caminho para lhe levar a ter o seu próprio biodigestor.

Gleysson B. Machado é especialista em construir cenários de negócios lucrativos em todos os ambientes onde haja demanda por energia, fertilizantes e tratamento de resíduos. Projetos integrados de pecuária, agricultura e tratamento de resíduos também fazem parte de suas especialidades. Entre em contato agora mesmo pelo email portaldobiogas@gmail.com

Fontes:
Information der Öffentlichkeit, IGB NAWARO Bioenergie GmbH & Co. KG
SVZ, https://www.svz.de/5036296

Autor

Artigos Relacionados

BIODIGESTOR DA FAZENDA DE GADO LEITEIRO NA ALEMANHA

Entendendo o cenário do biodigestor da Fazenda de Gado Leiteiro Quais os Principais problemas em uma Fazenda de Gado leiteiro? Como uma fazenda na Alemanha faz o manejo sustentável de gado leiteiro? Qual o benefício do biodigestor em fazendas na Alemanha? Como funciona o biodigestor da fazenda em Friedrichshof Gründau? Motivos para se especializar em biogás e atender esse público 

Leia mais »

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Quais são os desafios enfrentados no agronegócio em relação ao consumo e tipo de energia? A utilização da energia neste setor é a forma mais eficiente de utilização? Deve-se investir na construção de mais hidrelétricas no país? Aprenda sobre agronegócio eficiente lendo este artigo.

Leia mais »