BIODIGESTOR RURAL COM TECNOLOGIA CSTR EM OYTEN NA ALEMANHA

BIODIGESTOR RURAL COM TECNOLOGIA CSTR EM OYTEN NA ALEMANHA

O que é e como funciona o biodigestor rural com tecnologia CSTR em Oyten na Alemanha? Como consegue ser um projeto simples e eficiente? Quais as características do biodigestor de Oyten? Quanto custou o projeto de biodigestor?
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

O biodigestor rural com tecnologia CSTR em Oyten na Alemanha é um empreendimento totalmente privado de um grupo de empresários da região de Bremen. O projeto de biodigestor rural tem como objetivo a diminuição dos custos com energia térmica e a diversificação das receitas com a venda de energia elétrica e biofertilizantes. O biodigestor rural de Oyten, na Alemanha, é um exemplo de como o aproveitamento estratégico dos resíduos sólidos pode conciliar o sustentável com o lucrativo, garantindo um projeto de sucesso.

A FINEP está comprometida com a inovação e a sustentabilidade, liberando até R$ 250 milhões para projetos com biogás. Esse financiamento substancial oferece uma oportunidade significativa para impulsionar a produção de energia limpa a partir de resíduos orgânicos e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
os valores liberados de até r$ 250 milhões pelo finep para projetos com biogás representam um passo importante na promoção de tecnologias sustentáveis e na transição para uma matriz energética mais verde. esses recursos apoiam iniciativas inovadoras que têm o potencial de revolucionar a produção de energia renovável.

A fórmula para isso foi dada por um especialista em biodigestores que mostrou que ao juntar os problemas individuais seria possível criar um grande negócio. Convidamos você para saber por meio de nosso artigo e nossa visita técnica virtual, como funciona um biodigestor rural automatizado por dentro.

Nosso destino agora será a cidade de Oyten, na Alemanha. Aperte seu cinto e viaje conosco…

Como funciona o Biodigestor Rural de Oyten

O projeto é resultado direto do investimento privado de empresários do ramo de floricultura. Os empresários tinham alto custo com a manutenção térmica de suas flores e decidiram gerar sua própria energia térmica.

Biodigestor Rural Com Tecnologia Cstr Em Oyten Na Alemanha
o biodigestor rural com tecnologia cstr em oyten na alemanha é um projeto de eficiência que reduz custos e aumenta as receitas. viabilizando outros projetos dos investidores locais.

Para dimensionar o projeto, contrataram um especialista em biogás que aconselho a compra de substratos locais para a alimentação de uma usina de biogás com potência térmica e elétrica de 1 MW. Para diminuir os custos com a compra do substrato, os empresários podem fornecer seu biofertilizante aos produtores agrícolas que são seus fornecedores, abatendo o custo de aquisição da matéria orgânica. 

Biodigestor,Biodigestores,Biodigestor De Bajo Costo,Misturadores De Biodigestor,Projeto De Biodigestor Anaeróbio,Biodigestor Para Gas,Biodigestor Rotoplas,Biodigestor Anaerobio,Modelos De Biodigestores,Biodigestor Casero,Etapas De Um Biodigestor,Projetos De Biodigestores,Biodigestor Vaca De Leite,Biodigestor De Lona Melhorado,Biodigestor Para Purin De Cerdos,Biodigestor Economia De Água,Biodigestor Para Estiércol De Animales,Sistemas De Biodigestão
área para armazenagem de substratos de silagem de milho da usina de biogás de oyten. com tecnologia apropriada é possível armazenar todo o substrato que será consumido pelo biodigestor durante 1 ano.

Uma curiosidade é que, os tanques de armazenagem são uma exigência da legislação alemã que não permite o uso de biofertilizantes em períodos em que o solo tem baixa capacidade de absorção dos mesmos. Com isso, todas as usinas de biogás na Alemanha precisam de grandes tanques de armazenagem de biofertilizantes.

Como o biodigestor de Oyten consegue ser um projeto simples e eficiente?

O projeto desse biodigestor foi pensado por três pequenos fazendeiros da região, que precisavam alimentar seus animais e manter suas fazendas sem muito custo. Seguindo as orientações do especialista em biodigestores, os investidores decidiram utilizar substratos simples e tecnologia convencional. Isso fez com que os valores de investimento fossem bastante reduzidos.

Sistema De Alimentação De Fermentadores De Usinas De Biogás
a alimentação dos fermentadores é feita de forma automatizada. quando o sistema percebe que a quantidade de biogás está diminuindo, ele calcula o tipo e a quantidade necessária de substrato para ser introduzido nos fermentadores. uma balança externa faz a pesagem e o substrato entra através de uma rosca sem fim.

Os substratos escolhidos foram a silagem de milho e grama, com produção local e eficiente na Alemanha. Apesar de ter somente uma única colheita durante o ano, devido às questões climáticas da região, o uso de tecnologia avançada permite uma drástica redução de custos de produção. 

Toda a cadeia de tecnologia utilizada na usina de biogás de Oyten já é considerada comum e de fácil acesso. Isso mostra que você não precisa ser grande para ser o maior, você precisa ser o mais eficiente!

O projeto iniciou reduzindo os custos com energia térmica de um empreendimento de floricultura, localizado ao lado da usina de biogás. A empresa também pertence aos mesmos empresários do biodigestor. Uma pequena parte da energia elétrica também é utilizada como consumo próprio e o restante é comercializado com a distribuidora de energia local. 

O projeto deu tão certo que eles, além de resolverem os problemas energéticos e de destinação do esterco bovino, conseguiram comercializar o excedente dos produtos produzidos. Foi possível fazer a venda de calor e energia para propriedades vizinhas,além do adubo orgânico, obtendo lucros.

Quais as características do biodigestor de Oyten?

De um modo geral, uma usina de biogás funciona usando a decomposição anaeróbica de materiais orgânicos para produzir um gás combustível. Primeiro, os materiais orgânicos são colocados em um tanque de digestão anaeróbica. Nesse tanque, as bactérias decompõem esses materiais orgânicos e produzem biogás. Esse biogás é então capturado e armazenado em um tanque de armazenamento. O biogás armazenado é então usado para produzir eletricidade em um motor de combustão.

O calor residual é usado para aquecer água ou para aquecer o ar em ambientes fechados. O calor residual também pode ser usado para produzir vapor para fins industriais. Além disso, o material orgânico decomposto no tanque de digestão anaeróbica é transformado em adubo orgânico. Esse adubo orgânico pode ser usado para fertilizar campos agrícolas.

O biodigestor de Oyten é um tipo de biodigestor CSTR rural, pois foi construído com tecnologia avançada para tratar resíduos provenientes do agronegócio.

Com potência elétrica de 500 KW, o biodigestor é alimentado diariamente com 30 toneladas de silagem de milho e dejetos bovinos. Possui também dois tanques de pós tratamento que têm como função armazenar o biofertilizante

Uma Usina De Biogas Funciona Usando A Decomposição Anaeróbica De Materiais Orgânicos Para Produzir Um Gás Combustível. Primeiro, Os Materiais Orgânicos São Colocados Em Um Tanque De Digestão Anaeróbica. Nesse Tanque, As Bactérias Decompõem Esses Materiais Orgânicos E Produzem Biogás. Esse Biogás É Então Capturado E Armazenado Em Um Tanque De Armazenamento. O Biogás Armazenado É Então Usado Para Produzir Eletricidade Em Uma Turbina A Gás. O Calor Residual É Usado Para Aquecer Água Ou Para Aquecer O Ar Em Ambientes Fechados. O Calor Residual Também Pode Ser Usado Para Produzir Vapor Para Fins Industriais. Além Disso, O Material Orgânico Decomposto No Tanque De Digestão Anaeróbica É Transformado Em Adubo Orgânico. Esse Adubo Orgânico Pode Ser Usado Para Fertilizar Campos Agrícolas.
tanque de alimentação de silagem de milho do biodigestor rural de oyten. o biodigestor utiliza tecnologia cstr para garantir eficiência no processamento do substrato.

O Biodigestor Rural de Oyen é formado por 1 tanques de alimentação para dejetos animais, 1 tanque de alimentação para silagem de milho e grama, 2 tanques de fermentação e dois tanques de armazenagem de biofertilizantes. Além disso, o projeto conta com uma área de armazenagem de substrato que abastece a usina de biogás durante todo o ano.

Todo processo é acompanhado pelo computador devido à sua automatização. Esse modelo de biodigestor é formado por diversos sensores para controle dos parâmetros fundamentais da biodigestão e otimização de trabalho. Todo esse processo consegue ser controlado por um único funcionário, que trabalha apenas a cada 2 ou 3 dias, somente para alimentar os tanques de fermentação. O próprio sistema, de forma automatizada, indica o exato momento e a quantidade de substrato que deve ser inserida ou retirada.

Como desenvolver projetos sustentáveis no agronegócio?

O Brasil possui um forte agronegócio, mas que, infelizmente, encontra-se atrasado em alguns quesitos. O agronegócio brasileiro tem um potencial gigantesco no aproveitamento estratégico dos seus resíduos. Todo produtor rural, de pequeno ou grande porte, pode produzir sua própria energia e seu próprio fertilizante.

Seja fazenda de criação animal ou fazenda de cultivo, ambas produzem matéria orgânica, como grãos, esterco, silagem, cascas… E por falta de conhecimento, oportunidade, ou de mão de obra qualificada, perdem o potencial energético dessas matérias.

A falta de infraestrutura e logística impedem um agronegócio eficiente e mais competitivo.

Caso essa matéria orgânica fosse aproveitada como deve, aconteceria o fechamento do ciclo desses materiais. Ao serem destinados ao biodigestor anaeróbio automatizado, produziriam biogás, biofertilizantes, energia térmica e elétrica, e até créditos de carbono, que também seriam convertidos em lucro, com energia realmente limpa e solo nutrido.

Com isso, o maior valor gasto na agricultura, que é justamente a compra de energia e fertilizantes, estaria sendo reduzido completamente.

Ao invés de comprar e pagar, você passa a vender e lucrar.

A terra se tornaria mais fecunda e nutritiva. Consequentemente, aumentaria a produção. Os gastos com energia seriam nulos e a produção constante. Desse modo, todo produto que viesse a ser excedente à necessidade local, poderia ser comercializado para as propriedades vizinhas.

Contudo, mesmo conhecendo as possibilidades é necessário trabalhar com um especialista em biodigestores para fazer o dimensionamento correto da planta.

Conhecendo o Biodigestor Rural com tecnologia CSTR de Oyten por dentro

Saiba mais sobre o assunto assistindo o vídeo completo no link abaixo:

Já pensou em ser um especialista em biodigestores comerciais? A Virapuru consegue te transformar em um profissional de nível internacional através do curso Especialização em Negócios com Biodigestores Comerciais. O ENBC é o melhor curso do mercado global em língua portuguesa.

Amplie seu conhecimento em resíduos sólidos com a VirapuruFlix. Com conteúdo técnico avançado, é perfeito para acadêmicos e profissionais do setor ambiental. Assine e mantenha-se atualizado com as melhores práticas e tecnologias!
virapuruflix: sua chave para um futuro sustentável. aprenda sobre negócios sustentáveis, reciclagem e leis ambientais. essencial para consultores, gestores e todos que visam impactar positivamente o meio ambiente. assine agora e faça a diferença

Autor

Artigos Relacionados

Bem-Estar Animal na Pecuária de Corte: A pecuária de corte não se trata apenas de produção, mas também do cuidado com os bovinos. O bem-estar animal é uma preocupação crescente nesse setor, com práticas que garantem condições adequadas de vida e manejo ético.

PECUÁRIA DE CORTE SUSTENTÁVEL COM USINAS DE BIOGÁS

O que é a pecuária de corte? Quais os principais desafios ambientais da pecuária de corte? Qual o conceito de pecuária de corte sustentável? Quais as consequências para quem pratica a pecuária de corte não sustentável? Como a usina de biogás pode ajudar a tornar a pecuária de corte sustentável? Quais as oportunidades para quem trabalha com pecuária de corte sustentável? Precisa de um projeto de usina de biogás para a pecuária de corte?

Leia mais »

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Quais são os desafios enfrentados no agronegócio em relação ao consumo e tipo de energia? A utilização da energia neste setor é a forma mais eficiente de utilização? Deve-se investir na construção de mais hidrelétricas no país? Aprenda sobre agronegócio eficiente lendo este artigo.

Leia mais »