O biodigestor da cooperativa agrícola de Rosdorf – Goettinen é uma demonstração clara de como criar negócios em qualquer tipo de região. A região alemã onde fica a cidade de Goettingen é altamente industrializada, porém a cidade em si é chamada pelos próprios alemães como uma cidade universitária.
Com uma agricultura local desenvolvida, mas com pouco escoamento de produtos e uma demanda crescente por energia, empresários locais precisavam de uma solução. O trabalho de consultores especializados em biogás tornou possível a criação de um modelo de negócio que uniu uma cooperativa agrícola, a empresa de distribuição de energia e uma empresa de tecnologia em biogás.
O especialista em biogás conseguiu identificar todas as partes interessadas no projeto futuro e viabilizou uma usina de biogás que hoje é referência na Alemanha.
Como começou o projeto do biodigestor da cooperativa agrícola de Rosdorf – Göttingen?
O biodigestor da Cooperativa agrícola de Rosdorf – Göttingen é um belo exemplo de como viabilizar um projeto. A princípio, consultores começaram uma batalha de levantamento de dados, dimensionamento correto e análise financeira. Separados nada seria possível.
Assim a solução veio quando as partes interessadas se reuniram para criar uma sociedade. Cada parte assumiu sua responsabilidade. Dessa forma, hoje, o biodigestor da pequena Rosdorf é um exemplo de como montar modelos de negócios que dão certo.
O biodigestor de Rosdorf é um exemplo de projeto onde especialistas conseguiram desenvolver o melhor modelo de negócio para a região da pequena comunidade. O biodigestor da cooperativa agrícola tem uma potência elétrica de 3,5 MW.
Sem dúvida, a vantagem era clara, pois a cooperativa agrícola poderia vender toda sua produção, assim como comprar todo o biofertilizante. Do mesmo modo que a empresa distribuidora de energia compra toda a energia para revender. Finalmente, a empresa de engenharia desenvolveu o projeto e é responsável pela operação da usina de biogás.
A fim de aumentar a lucratividade dos negócios, mais de 50 produtores agrícolas da região se uniram à empresa de engenharia, responsável pela operação e manutenção do biodigestor, assim como pela central de distribuição de energia da região. Como resultado, essa união tirou o projeto de biodigestor da cooperativa agrícola do papel em Stadtwerke Göttingen AG. Dessa forma, fundaram a empresa Biogas Göttingen GmbH & Co. KG.
Esse projeto foi batizado de Bioenergieregion Göttingen (Região de Bioenergia da cidade de Göttingen), na região sul da comunidade de Rosdorf. O projeto foi inaugurado no dia 05 de fevereiro de 2010 e conta com tecnologia avançada de biodigestão anaeróbia.
O modelo de negócio foi decisivo
Inicialmente, foi preciso estabelecer o modelo de negócio ideal para a região, levando em consideração o potencial agrícola e os preços praticados pelos produtos de todo o projeto. Todo esse trabalho foi apresentado em forma de Plano de Negócio para biodigestores elaborado por uma empresa qualificada.
É fácil fechar um negócio quando se consegue identificar o interesse de todas as partes
O modelo de negócio demonstrava que podia aproveitar toda a produção de milho dos mais de 50 cooperados da região. Além disso era possível aproveitar os resíduos de cama de frango, esterco bovino, resíduos de grama e plantas energéticas.
Reconhecer os potenciais da região foi fundamental para despertar o interesse das partes envolvidas que se tornaram investidores do projeto.
O melhor local para a construção
A escolha do local apropriado levou em consideração os seguintes pontos:
- Ser central, para diminuir os custos com a logística de material;
- Distância máxima possível do centro comunitário para evitar possíveis incômodos com residentes;
- Menor distância possível para a tubulação de gás da cidade;
- Menor distância possível para a rede de energia elétrica;
- Respeito às áreas de proteção ambiental.
Como o biodigestor da cooperativa agrícola foi dimensionado
Com a análise dos substratos, foi possível então dimensionar o biodigestor da cooperativa agrícola com um potencial elétrico de 3,3 MW. O interessante é que somente 500 kW elétricos são convertidos no local do projeto.
O restante é transportado em forma de biogás para a central de distribuição de energia da cidade. Lá é transformado em energia elétrica através de dois geradores elétricos com potência elétrica de 2 MW. A sobra de energia elétrica é convertida pelo distrito industrial presente nas proximidades. Além disso, a energia térmica é comercializada para aquecer a piscina de um clube desportivo.
O total de área plantada com milho é de 600 ha. Além de fornecer a matéria prima, os agricultores contam com o rico fertilizante produzido pelo biodigestor. Assim fecham o ciclo de produção de substrato e tratamento de resíduos do projeto.
Qual o investimento necessário e a geração de energia
Até a inauguração do projeto foram investidos cerca de € 7,5 milhões. A produção de biogás anual passa de 53 milhões de KWh em forma de energia térmica e elétrica. O total corresponde a 2 milhões de litros de óleo.
A energia gerada é suficiente para manter mais de 5.000 casas da região. Vale lembrar que o consumo médio de casas na Alemanha é alto, devido ao grande número de equipamentos eletroeletrônicos presentes.
Todo o projeto foi apresentado e aprovado pela comunidade local. Entre os benefícios podemos citar a geração de energia limpa, desenvolvimento sustentável e a geração de emprego. Além disso, o projeto gera divisas para o município com o devido pagamento de impostos.
Oportunidades no setor de biogás
O mercado de biogás oferece as mais diversas oportunidades em todo o mundo. Normalmente, ou você quer ter seu próprio negócio ou quer se tornar um especialista em biodigestor e prestar consultoria.
Você quer ter seu próprio negócio
Todas as vezes que você vê resíduos orgânicos em locais inapropriados pense que ali pode haver um grande negócio.
Biodigestores são a solução para o tratamento de resíduos de frigorífico, granjas de suínos, bovinos, caprinos, frangos ou confinamento. Esses resíduos sólidos podem servir como matéria prima para geração de energia térmica ou elétrica, de acordo com a necessidade.
Um Plano de Negócio para Biodigestores Automatizados feito por um especialista em biogás vai lhe mostrar as possibilidades de ganho neste negócio.
Escreva um e-mail para portaldobiogas@gmail.com com uma breve descrição do seu empreendimento. Nós entraremos em contato para lhe enviar uma proposta.
Você quer se tornar um especialista e prestar consultoria
Resíduos orgânicos são gerados em todas as cidades do mundo. A geração de energia é uma demanda global. Toda a atividade humana precisa de energia. A produção de alimentos pode ajudar no desenvolvimento de muitos países e acabar com a fome.
É fácil se decidir pelo desenvolvimento profissional quando o mercado mostra que precisa de especialistas.
Se você percebe o potencial deste mercado na sua região, você é um empreendedor nato. Com o devido conhecimento, você mesmo pode fazer a diferença em sua região.
Alguém que quer vencer e se importa com a poluição e a geração de renda não deixa seu futuro para depois. Seja um especialista em PLANO DE NEGÓCIOS PARA BIODIGESTORES AUTOMATIZADOS
Acompanhe mais desse incrível projeto através de uma visita técnica virtual realizada em nosso programa Biotube: