PLANO DE NEGÓCIO PARA BIODIGESTORES

Como obter um Plano de Negócio para Biodigestores em nível internacional? Como garantir lucratividade para o meu empreendimento? Qual o melhor modelo para um biodigestor? Qual a melhor tecnologia para usinas de biogás? Quanto posso ganhar com o meu projeto? Com os nossos serviços você garante um bom negócio.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

Para elaborar um Plano de Negócio para biodigestores é preciso compreender algumas questões. A destinação incorreta de resíduos orgânicos pode causar diversos problemas. A decomposição de resíduos orgânicos libera gases tóxicos, como o metano, que contribuem para a poluição do ar e podem causar doenças respiratórias. Além disso, Quando os resíduos orgânicos não são devidamente manuseados, eles podem entrar na cadeia alimentar e contaminar o solo com microorganismos patogênicos, que podem ser perigosos para a saúde humana. Por fim, quando os resíduos orgânicos são despejados em rios e lagos, eles podem contaminar a água, o que pode levar à proliferação de bactérias e outros microrganismos patogênicos.

Apesar do imenso estrago causado pela poluição de resíduos orgânicos, resolver esses problemas pode ser um grande negócio. As usinas de biogás são uma ótima maneira de tratar os resíduos orgânicos e ganhar dinheiro ao mesmo tempo. Estas usinas utilizam a decomposição anaeróbica dos resíduos orgânicos para produzir gás metano, que pode ser armazenado e usado como fonte de energia. Além disso, as usinas de biogás também produzem líquidos ricos em nitrogênio e fósforo, que podem ser usados como fertilizantes. Estes produtos podem ser vendidos para agricultores, como forma de gerar renda.

Porém, para ganhar dinheiro com biodigestores comerciais é preciso estar atento ao modelo de negócio adequado. Um bom plano de negócio para biodigestores deverá incluir uma análise detalhada do mercado atual para processar os resíduos orgânicos de forma eficiente. Você deverá considerar fatores como a demanda, os concorrentes, os preços de mercado para os produtos e subprodutos do seu biodigestor e o potencial de crescimento do mercado como um todo. 

Usina de biogás combinada com geração de energia solar. Esse tipo de projeto pode ser implementado facilmente em diversos países no mundo para garantir lucros altos com energia e biofertilizantes

Como obter um Plano de Negócio para biodigestores em nível internacional?

Biodigestores são centrais de processamento de matéria orgânica, que aceleram sua decomposição em um sistema fechado sem a presença de oxigênio (anaeróbio), obtendo resíduos líquidos que, dependendo do processamento, podem ser usados como biofertilizantes, e biogás que, em motores adequados, pode sofrer combustão para a geração de energia térmica ou elétrica. Para que esse processo ocorra de maneira estável, é necessário ter um controle profissional da biodigestão anaeróbia

O que é um plano de negócio para biodigestores em nível internacional? Nesse nível, o plano deve incluir no mínimo os seguintes ítens: pesquisar no mercado as tendências e as demandas por biodigestores em diferentes países e regiões, definir seu público-alvo, identificando as necessidades e desafios relacionados à gestão de resíduos de diferentes países e regiões; analise a concorrência para identificar as empresas e tecnologias concorrentes em diferentes mercados; determinar sua estratégia de negócios, definindo preço, distribuição, marketing e vendas para atender ao público-alvo; desenvolver seu modelo de negócio, incluindo projeções financeiras e de receita; elaborar um plano de ação, definindo as etapas, os recursos e o cronograma necessários para implementar sua estratégia de negócios. Somente pessoas com especialização em biogás conseguem desenvolver esse tipo de trabalho.

Também precisa conectar-se com parceiros e investidores em diferentes regiões, de modo a que eles saibam do seu potencial para a construção do Plano de negócio para biodigestores. Haverá ainda que monitorar o desempenho e ajustar os principais pontos do plano de negócios conforme necessário para alcançar o sucesso previsto no plano. Esse método foi calculado em um trabalho prático para a Viabilidade de biodigestores para cidades com até 50 mil habitantes e está disponível aqui no Portal do Biogás.

Somando-se à essas questões, usinas de biogás precisam de tecnologia de ponta para funcionar de maneira estável e garantir lucros para seus investidores. Por isso devem ser construídas seguindo um padrão de qualidade internacional, pois, a depender de onde será construída, precisará fazer importação de máquinas e equipamentos, ou mesmo, de mão de obra internacional. Por esse motivo deve-se trabalhar com especialistas em biogás que possuem competências comprovadas na área de biogás. Sem dúvida alguma, os investidores ficarão mais tranquilos em saber que está trabalhando com os melhores profissionais do mercado para desenvolver seu projeto milionário de biogás.

A empresa Virapuru ES Ltda oferece o melhor curso do mercado em língua portuguesa para especialização em biodigestores comerciais.

Como garantir lucratividade para o meu projeto de biodigestor?

Não importa qual dos tipos de plano de negócio que você escolheu. Para garantir a lucratividade para o empreendimento é necessário conhecer muito bem o mercado e os seus concorrentes. Também precisará manter controle rigoroso de custos e despesas, alinhando  o modelo de negócio com as demandas do mercado e escolha das tecnologias, assim como a disponibilidade dos substratos.

De um modo geral a margem de lucro é definida pela diferença entre receitas e despesas.  Um bom projeto deve perseguir de modo insistente o aumento das receitas, assim como a diminuição das despesas. 

Em um projeto de biodigestor existem diversas possibilidades para aumentar as receitas.  Seu plano de negócios deve visualizar todas elas. Se pensarmos em um projeto inicial,  podemos dizer que as primeiras receitas serão obtidas a partir da comercialização de energia térmica e elétrica e biofertilizantes. Além disso, é possível obter uma receita com o tratamento de resíduos orgânicos produzidos por grandes empresas da região. Em uma fase mais avançada, o projeto poderá obter receitas com a venda de créditos de carbono. Em alguns projetos também é possível comercializar sobre produtos como o gás carbônico e o enxofre produzidos em grande escala em uma usina de biogás.

Por outro lado, a diminuição de custos vai acontecer de maneira significativa na aquisição de substratos para o biodigestor. Se o projeto estiver pagando pelo seu biodigestor, seja na forma de comprar o substrato ou plantar, é recomendado negociar a venda dos biofertilizantes para os fornecedores de substrato.  Outras formas de diminuição dos custos são a otimização dos processos, diminuição da logística de substratos e biofertilizantes,  além de claro, ter uma equipe muito bem qualificada para a operação do projeto. 

Qual o melhor modelo para o meu negócio para um biodigestor? 

Não existe um modelo único considerado o melhor para um negócio com biodigestores, pois a escolha depende de diversos fatores, incluindo:

  1. Escala do negócio: tamanho da operação, capacidade de produção e volume de resíduos disponíveis.
  2. Tipo de resíduos: tipos e quantidade de resíduos orgânicos disponíveis para a digestão.
  3. Localização: condições climáticas e disponibilidade de recursos na região.
  4. Objetivos do negócio: produção de biogás, de biofertilizante, ou ambos.

A partir destes fatores, avalie as diferentes opções de tecnologia e escolha o modelo mais adequado. É aconselhável buscar orientação de especialistas em plano de negócio para usinas de biogás para tomar a decisão correta. 

Projeto Fazenda Sustentável com Usina de biogás, agricultura e pecuária em um sistema integrado que se auto alimenta. Esse modelo consegue garantir as maiores margens de lucro onde é implementado. Na foto, o projeto se localiza na cidade de Hohenheim na Alemanha (Foto: Gleysson B Machado)

 

Em um exemplo aplicado, se o seu projeto é baseado na comercialização de energia térmica ou elétrica, é importante ter um bom rendimento de biogás. Para isso, o consultor analisa os substratos disponíveis para dimensionar o projeto.

Por exigir conhecimentos específicos e especializados é altamente recomendável a contratação de um consultor da área de biogás. Esse consultor deve ter conhecimentos não somente da parte técnica, mas também da parte comercial do projeto. Será preciso remodelar o projeto conforme a satisfação do cliente sobre a viabilidade econômica. Somente dessa forma, empresários e investidores de países desenvolvidos conseguem ter altos lucros com modelos de negócio eficientes.

Qual a melhor tecnologia para uma usina de biogás?

Ao contrário da crença popular, não se deve construir um biodigestor a partir da tecnologia.  A explicação para isso é muito simples. A tecnologia tem como finalidade a melhoria de um processamento de um determinado produto para o mercado o qual é previsto. Portanto, é o mercado que dá a indicação fundamental para a escolha da tecnologia mais adequada.

Desse modo não podemos dizer que uma tecnologia é melhor do que outra,  mas sim que é mais adequada para um projeto específico. A tecnologia funciona como um complemento importante que torna o processamento mais estável. Somente a estabilidade dos parâmetros é capaz de garantir os lucros calculados para a concepção do projeto. De um modo geral, a viabilidade técnica auxilia a econômica e vice-versa.

Uma vez que se estuda os objetivos do projeto e substratos que irão alimentar o biodigestor,  pode-se começar a pensar na escolha da tecnologia. Quando esse momento chegar,  diversos fabricantes estarão dispostos a provar que a sua tecnologia é a mais adequada.  Na escolha da tecnologia você deve levar em consideração o valor do investimento sem esquecer o grau de eficiência do processamento da tecnologia. De nada adianta ter um projeto barato que não produza produtos para serem comercializados. 

De um modo geral, não é possível determinar a melhor tecnologia de biodigestor sem mais informações sobre o substrato que será utilizado. É importante considerar fatores como composição do substrato, capacidade de produção de biogás, condições ambientais, entre outros. 

Além de vender energia térmica e elétrica e biofertilizantes, uma usina de biogás também pode prestar serviços de tratamento de resíduos orgânicos e vender créditos de carbono.

Quanto posso ganhar com o meu projeto?

O lucro que você pode obter com seu projeto de biodigestor depende de vários fatores, como a escala do projeto, os custos de construção e operação, as fontes de receita ( venda de biogás e biofertilizante) e a demanda local por esses produtos. Sem informações mais detalhadas sobre seu projeto específico, é difícil fornecer uma estimativa precisa. Por isto a necessidade do Plano de negócio para biodigestores. Ele será o seu mapa com todos os detalhes acerca do caminho a percorrer.

O  investimento em biodigestores anaeróbios garante lucro e economia, mas para isso é necessário um plano de negócio de qualidade

A tecnologia ideal deve ser escolhida em função da matéria prima que se está utilizando, seja ela resíduo orgânico ou plantas energéticas. O produto principal (energia térmica, elétrica e/ou biofertilizante) deve priorizar o mercado que traz a maior lucratividade. Tais fatores fazem com que cada projeto de biodigestor seja extremamente característico da região onde se pretende implantar.

De uma forma em geral, os lucros com projetos de biodigestores podem facilmente atingir a casa de 6 dígitos de dólar em países como Brasil. Isso porquê o país tem ótima condições para a produção agrícola de substrato e gera uma gigantesca quantidade de resíduos da pecuária. Podemos dizer que somente no agronegócio, o Brasil pode ter em torno de 50 mil projetos para o tratamento de resíduos da agroindústria.

Se incluirmos nesse raciocínio a necessidade de tratamento de resíduos orgânicos municipais, então o universo de possibilidades para investidores se expande ainda mais. O Brasil possui milhares de lixões à céu aberto, que continuam contaminando ar, terra e corpos d’água. Essa situação está causando grandes prejuízos aos gestores públicos, que podem inclusive sofrer ações de improbidade administrativa por crimes ambientais e perderem seus cargos. Porém esse risco não os exime da responsabilidade. Muitos já foram condenados à pagar multas do seu próprio bolso.

Como contratar um profissional especializado em projetos de biodigestores

Para que seu Plano de Negócio para biodigestores seja aprovado em uma instituição bancária, precisa de qualidade acima da média.

A Virapuru Engenharia e Sustentabilidade LTDA possui o melhor corpo técnico para a prestação de serviços de engenharia na área de biogás em língua portuguesa. O fundador da empresa especializou-se na Alemanha, onde viveu por mais de 23 anos. Possui experiência internacional na área de energia. Foi instrutor técnico do Centro de Treinamento de Energia Nuclear da empresa Areva Nuclear Power na cidade de Offenbach/M na Alemanha. 

Além da competência técnica, o Dip. Ing. Gleysson B Machado é especialista em transformar problemas ambientais em negócios altamente lucrativos. Entre suas várias estratégias para a área de biogás, podemos citar a adaptação e dimensionamento da usina de biogás com tecnologia alemã para o mercado onde o projeto será implementado. O modelo escolhido é normalmente o que dá maior lucro sem abrir mão da segurança e funcionalidade do projeto.

Precisa de um orçamento para elaboração de um Plano de Negócio para biodigestores? Envie um email para comercial@virapuru.com e agende uma vídeo conferência para falar sobre seu projeto. Depois disso, a Virapuru vai oferecer um serviço que cabe no seu bolso sem abrir mão da lucratividade.

Como montar um projeto com biodigestor anaeróbio

No vídeo abaixo, são discutidos diversos pontos indispensáveis para montar um plano de negócios de nível internacional e quer fazer projetos com usinas de biogás. Clica na imagem abaixo para assistir.

 

Autor

Artigos Relacionados

O MAIOR BIODIGESTOR DO MUNDO

Como é o projeto do maior biodigestor do mundo? Qual substrato é utilizado? Qual a quantidade de energia gerada? Qual é a produção do biofertilizante? Como é feita a certificação do projeto? Quais são as responsabilidades da empresa de operação? Quer ter o seu próprio biodigestor? Então vamos demonstrar a você!

Leia mais »

O BIODIGESTOR EXPERIMENTAL DA UNIVERSIDADE DE HOHENHEIM

Como a Alemanha se tornou líder em tecnologias no setor de biogás? Quais os segredos do país para dominar um setor que promete ser a base de mudança na forma de consumo de energia da humanidade? O que os outros países podem aprender com a Alemanha? Neste artigo você vai aprender como o biodigestor experimental da Universidade de Hohenheim contribui para esse avanço.

Leia mais »