Entendendo o cenário do biodigestor da Fazenda de Gado Leiteiro Quais os Principais problemas em uma Fazenda de Gado leiteiro? Como uma fazenda na Alemanha faz o manejo sustentável de gado leiteiro? Qual o benefício do biodigestor em fazendas na Alemanha? Como funciona o biodigestor da fazenda em Friedrichshof Gründau? Motivos para se especializar em biogás e atender esse público

FRIEDRICHSHOF GRÜNDAU – BIODIGESTOR DA FAZENDA DE GADO LEITEIRO

Entendendo o cenário do biodigestor da Fazenda de Gado Leiteiro Quais os Principais problemas em uma Fazenda de Gado leiteiro? Como uma fazenda na Alemanha faz o manejo sustentável de gado leiteiro? Qual o benefício do biodigestor em fazendas na Alemanha? Como funciona o biodigestor da fazenda em Friedrichshof Gründau? Motivos para se especializar em biogás e atender esse público 
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

O biodigestor da Fazenda de gado leiteiro na Alemanha que pertence ao projeto Friedrichshof Grundau é uma lição de empreendedorismo sustentável para o agronegócio. Com o uso de tecnologias modernas, os empresários conseguiram transformar boa parte dos custos em receitas. 

A FINEP está comprometida com a inovação e a sustentabilidade, liberando até R$ 250 milhões para projetos com biogás. Esse financiamento substancial oferece uma oportunidade significativa para impulsionar a produção de energia limpa a partir de resíduos orgânicos e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
os valores liberados de até r$ 250 milhões pelo finep para projetos com biogás representam um passo importante na promoção de tecnologias sustentáveis e na transição para uma matriz energética mais verde. esses recursos apoiam iniciativas inovadoras que têm o potencial de revolucionar a produção de energia renovável.

Atualmente, a produção de leite tem grande importância no agronegócio brasileiro, já que o Brasil  possui um dos maiores rebanhos leiteiros do mundo. Segundo a ANVISA, este rebanho leiteiro, mais o gado de corte, produzem 1.703.773.970 t/ano de resíduos! Contudo, pouco dessa matéria orgânica é reaproveitada, ou descartada corretamente. 

Em países como o Brasil existem milhares de projetos que trabalham com lucratividade apertada. Muitas vezes essas propriedades têm prejuízos. 

Neste sentido, a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aponta também, que boa parte desses dejetos é deixada a céu aberto.Sem tratamento adequado estes resíduos causam imenso impacto ambiental. São responsáveis, por exemplo, pela emissão de gases poluentes, que agravam o aquecimento global, contaminam o solo e afetam os recursos hídricos.   

Em primeiro lugar, vale saber que há padrões sustentáveis que agregam valor e melhoram consideravelmente a produtividade. No Brasil, alguns pecuaristas já utilizam o modelo, que é regra em países como a Alemanha.

Entendendo o cenário do biodigestor da Fazenda de Gado Leiteiro

Ao contrário das técnicas praticadas aqui, na Alemanha o manejo sustentável transforma todo impacto negativo em lucro, com a utilização de biodigestores como solução eficiente para o problema dos resíduos dos rebanhos. 

Os produtos gerados por biodigestores (biogás e biofertilizantes), são utilizados na própria fazenda, reduzindo consideravelmente os custos de produção.

O  biodigestor da fazenda de gado de leiteiro transforma custos em novas receitas. Os resíduos orgânicos são aproveitados para gerar energia e biofertilizantes. Resíduos, energia e fertilizantes são de longe os maiores custos de projetos no agronegócio.

O melhor de tudo, não é necessário ter o dinheiro total do investimento. Você só precisa criar os parâmetros do negócio. Com um bom plano de negócio para biodigestores você pode captar investimentos de instituições bancárias, fundos de investimento ou mesmo de investidores privados. 

Biogas,Biogás,Usina De Biogas,Usina De Biogás,Usina,Planta De Biogás,Usina De Compostagem,Viabilidade De Biogás,O Que E Biogas,Biogas Engine,Biogas Vale A Pena,Biogas Plant,Biogas Quanto Custa,Biogas Compensa,Como Funciona O Biogas,Desvantagens Do Biogas,Vantagens Do Biogas,Gef Biogás Brasil,Biodigestor De Lona,Cana De Açúcar,Biogás Na Agropecuária,Viabilidade Tecnica De Biodigestores,Viabilidade Economica De Biodigestores
projetos no agronegócio sustentável já incluem uma usina de biogás como parte essencial. é o biodigestor que garante lucros mais atrativos para o empreendimento

O projeto Friedrichshof Gründau do biodigestor da Fazenda de Gado Leiteiro comprova não somente a viabilidade, mas também a necessidade de ter uma gestão integrada da fazenda como um todo. Em qualquer empreendimento, é necessário diminuir e aumentar as receitas, seja por quantidade ou diversificação. 

Transformar resíduos orgânicos de uma fazenda de gado leiteiro para gerar energia e produzir biofertilizantes aumenta a lucratividade do negócio. O principal motivo é que, todos os custos são transformados em receitas.

Quais os Principais problemas em uma Fazenda de Gado leiteiro?

Entre os principais problemas em uma fazenda de gado leiteiro podemos citar o controle de doenças, o planejamento de alimentação, o controle dos custos, a segurança e o monitoramento da produção de leite. 

O gado leiteiro é particularmente vulnerável a diversas doenças e infecções que podem afetar a produção de leite e a saúde dos animais. É importante monitorar os animais para detectar precocemente qualquer sinal de doença e adotar medidas preventivas. As condições de higiene são fundamentais para se ter um ambiente saudável aos animais. É fundamental de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Orgânicos de colete e trate todos os resíduos gerados pela atividade. De forma resumida, existem custos para o tratamento de resíduos que se forem negligenciados, podem afetar a saúde dos animais e causar grandes prejuízos aos fazendeiros.

Além disso, é necessário assegurar que o gado leiteiro receba alimentação adequada e suficiente para promover a produção de leite saudável. Novamente aqui, novos custos para a produção de alimentos vão influenciar na lucratividade do projeto. Os animais precisam de alimentação balanceada. Caso contrário, vão produzir pouco leite ou de má qualidade. Como a comercialização do leite é parte essencial do projeto, não se pode negligenciar a qualidade dos alimentos.

Do mesmo modo, manter o gado em segurança é fundamental para a saúde e o bem-estar dos animais. É necessário garantir que as áreas de pastagem, instalações e equipamentos estejam em boas condições para prevenir acidentes.

É importante monitorar os animais para garantir que a produção de leite seja otimizada. Monitorar a produção de leite também ajuda a prever quaisquer problemas que possam afetar a produção.

Especialistas em biogás ajudam os fazendeiros a eliminarem custos e obterem novas receitas. Os fazendeiros pagam muito bem para quem lhes ajudar nessa transformação.

E por último, mas não menos importante, o controle de custos. O custo de produção é um dos principais fatores que afetam a rentabilidade de uma fazenda leiteira. É importante monitorar os custos de maneira rigorosa para garantir que a produção possa ser rentável. Deve perseguir portanto a velha receita de aumento e diversificação das receitas ao mesmo tempo em que se busca a redução dos custos.

Como uma fazenda na Alemanha faz o manejo sustentável de gado leiteiro?

Assim como qualquer empreendedor da área, o projeto da Fazenda Friedrichshof Gründau começou com o que tinha. Em 1988, a família Schneider decidiu investir e viver em uma fazenda. Começaram construindo um estábulo e compraram 80 vacas leiteiras. 

Fazenda,Gado De Leite,Gado,Gado Leiteiro,Fazenda Leiteira,Fazenda De Leite,Grandes Fazendas Leiteiras,Vaca Leiteira,Fazenda Gado De Leite,Fazenda De Gado De Leite,Fazenda Leiteiras,Fazendas Leiteiras,Gado Leiteiro Com Genética Aprimorada,Vacas Leiteiras,Grandes Fazendas Leiteiras No Canada,Leiteira,Fazenda Campo Alegre,Fazenda Com Mais De 22 Mil Litros De Leite Por Dia,Gado Holands,Gado Holandes,Grandes Fazendas,Grande Fazenda De Leite
em 1988, a família schneider decidiu investir e viver em uma fazenda. começaram construindo um estábulo e compraram 80 vacas leiteiras.

Desde o primeiro momento, eles sabiam que trabalhariam com margens de lucro baixas e que precisariam aproveitar todos os recursos eliminando todos os desperdícios. Quando fizeram um levantamento sobre os custos, perceberam de imediato que era possível transformar custos em receitas. Os principais custos eram com o tratamento dos resíduos orgânicos, energia térmica e elétrica e alimentação dos animais.

Contrataram um especialista em biodigestores para dimensionar uma solução sustentável. Após o dimensionamento do projeto, veio a grande alegria. Mesmo na Alemanha, o negócio com biodigestor da Fazenda de gado leiteiro é lucrativo quando se aproveitam os próprios resíduos para geração de energia e biofertilizantes. Foi então o que fizeram. Segundo a família Schneider, de Friedrichshof Gründau, Alemanha, usar biodigestor na criação sustentável de gado de leite é muito lucrativo. 

Como resultado, houve a expansão dos negócios da família. Nesse sentido, para atender o aumento da demanda, novas construções foram surgindo na fazenda.  

Então, com o aumento do rebanho, até 2001, quase 180 vacas foram abrigadas no estábulo com o gado jovem! Assim, foi construído um novo estábulo com 375 assentos e um carrossel de ordenha de 28 lugares. Pouco depois, anexaram uma área de tratamento e outra de espera para as vacas. 

Quais os benefícios trazidos pelo biodigestor da fazenda de gado leiteiro?

No caso da família Schneider, à medida que o rebanho foi aumentando, o projeto do biodigestor da Fazenda de gado leiteiro tornou-se meta para fazer o tratamento dos resíduos bovinos. O primeiro biodigestor entrou em operação em 2010 com potência elétrica de 250 kW a 250 kW de energia térmica. Em 2011, foi construído um novo biodigestor.  Atualmente, a fazenda produz biofertilizantes para utilizar nas suas plantações com excelentes resultados. 

Biodigestor,Fazenda,Biodigestor Economico,Biodigestor Barato,Biodigestor Portátil,Biodigestor Produção Energia,Como Fazer Um Biodigestor,Biodigestor Venta,Biodigestor Da Embrapa,Biodigestor Casero,Biodigestor Precio,#Biodigestor,Como Fazer Um Biodigestor?,Biodigestor Caseiro,Biodigestor Pequeno,Biodigestor En Argentina,Pozo Biodigestor,Biodigestor Casseiro,Rotoplas Biodigestor,Biodigestor Rural,Biodigestor Porcos,Tanque Biodigestor
os empreendedores da fazenda friedrichsdorf grundau contrataram um especialista que dimensionou uma usina de biogás sob medida para atender a demanda da fazendo. com isso, a lucratividade geral do projeto aumentou incrivelmente

Com o aumento da produção do biogás, a fazenda em Friedrichshof se tornou uma potencial geradora de energia. Em síntese, a geração de energia elétrica triplicou, subindo para 600 kW/dia. Considerando uma média de consumo residencial de 3.500 kWh de eletricidade/ano, foi possível abastecer 2.000 casas/ano. 

Definitivamente, a energia gerada por meio do biogás, reduz a poluição causada pelo gás metano na atmosfera. Diversas são as vantagens quando o assunto é biodigestor da Fazenda de gado leiteiro, e a maior de todas é ter a certeza de que o investimento é vantajoso para todos, inclusive para o planeta.

Ao contrário do que se pensa, biodigestores são totalmente viáveis também para pequenos investidores. Afinal, a eficiência no aproveitamento da matéria orgânica bovina e vegetal aumenta a lucratividade.  

Como funciona o biodigestor da fazenda em Friedrichshof Gründau?

O substrato utilizado no biodigestor de Friedrichshof é composto de 75% de plantas operadas com esterco líquido e sólido. O estrume é bombeado do estábulo diretamente para os tanques de armazenamento de dejetos. Os sólidos são transportados até o tanque de alimentação do fermentador. Além disso, utiliza-se outros substratos como milho, capim de silagem e beterraba açucarada. 

A principal parte do biodigestor é o fermentador. Dentro do fermentador existem vários agitadores que misturam o material orgânico. Além disso, as paredes internas do fermentador possuem aquecedores para manter  a temperatura do substrato em 41 ° C. Dessa forma , com a temperatura ideal as bactérias que decompõem o substrato.

O resultado final do processo de fermentação é um biofertilizante de alta qualidade que é utilizado na própria fazenda. Assim, a família Schneider não depende de fertilizantes minerais. E o biofertilizante produzido  é quase sem odor.

Em 2013, adicionou-se ao projeto um sistema de secagem de biofertilizante. Isso faz com que se aproveite o calor residual do biodigestor da Fazenda de gado leiteiro durante todo o ano. Além disso, o biofertilizante ficou mais fácil de transportar.

Por meio de um depurador de ar é possível recuperar o nitrogênio liberado durante a secagem do biofertilizante. Isso permite usar eficientemente quase 100% do fertilizante produzido, adequando o projeto à ideia da economia circular.

Os desafios do agronegócio estão no mundo inteiro. Cada país possui as suas particularidades para projetos com o da biodigestor da Fazenda de gado leiteiro. Entre os principais desafios destacam-se o tratamento de resíduos e os custos com energia térmica e elétrica. Ou seja, no geral, em qualquer parte do mundo os empresários do setor têm, no mínimo, os mesmos desafios.

Biodigestor da Fazenda de Gado Leiteiteiro de Friedrichshof Grundau em vídeo

Clique na imagem abaixo para conhecer este projeto

Motivos para se especializar em biogás e atender esse público

Apesar de o agronegócio não ser uma atividade econômica impactante na economia da Alemanha, existe demanda por profissionais qualificados. Em contrapartida, nos países com potencial para o agronegócio essa demanda é ainda maior. E, por incrível que pareça, é onde tem menor concentração de mão de obra qualificada.

Aliado a isso, em tempos de crise, o mercado precisa de soluções inovadoras. Quem estiver qualificado e prestar um bom serviço sai na frente. O conhecimento é o melhor caminho para aproveitar este mercado que necessita urgentemente de consultores realmente qualificados.

Seja um consultor especializado em PLANO DE NEGÓCIO PARA BIODIGESTORES AUTOMATIZADOS e garanta seu lugar neste mercado. Para saber mais sobre projetos com biodigestores assista o vídeo abaixo.

Amplie seu conhecimento em resíduos sólidos com a VirapuruFlix. Com conteúdo técnico avançado, é perfeito para acadêmicos e profissionais do setor ambiental. Assine e mantenha-se atualizado com as melhores práticas e tecnologias!
virapuruflix: sua chave para um futuro sustentável. aprenda sobre negócios sustentáveis, reciclagem e leis ambientais. essencial para consultores, gestores e todos que visam impactar positivamente o meio ambiente. assine agora e faça a diferença

Autor

Artigos Relacionados

PLANO DE NEGÓCIO PARA BIODIGESTORES

Como obter um Plano de Negócio para Biodigestores em nível internacional? Como garantir lucratividade para o meu empreendimento? Qual o melhor modelo para um biodigestor? Qual a melhor tecnologia para usinas de biogás? Quanto posso ganhar com o meu projeto? Com os nossos serviços você garante um bom negócio.

Leia mais »
A matéria orgânica, como restos de alimentos, esterco animal, resíduos agroindustriais e outros materiais ricos em nutrientes, é adicionada ao biodigestor juntamente com água e uma pequena quantidade de bactérias que iniciam o processo de digestão. O biodigestor é fechado hermeticamente para que não haja entrada de ar, o que é importante para manter as condições anaeróbias necessárias para a biodigestão.

BIOFERTILIZANTES – 5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

O que são biofertilizantes? Como é feito o biofertilizante? Quais as fontes naturais de fertilizante? Quais as vantagens e desvantagens da utilização de biofertilizantes na agricultura? Como ocorre a aplicação de biofertilizante na agricultura? Como aproveitar o biofertilizante produzido pelos biodigestores? Um exemplo real de um projeto de sucesso.

Leia mais »