O mercado é imenso, mas para ganhar dinheiro com biodigestor anaeróbio é preciso entender melhor o mercado e suas as demandas para saber como adaptar as soluções para cada tipo de problema.
Todos os dias são gerados milhões de toneladas de resíduos orgânicos. Se não tratados, os resíduos podem contaminar lençóis freáticos, poluir o ar, aumentar os efeitos do gás estufa além de causar uma grande variedade de doenças nas pessoas e até mesmo em animais. Os resíduos orgânicos podem contaminar os lençóis freáticos com metais pesados, nitrogênio, fosfato e outras substâncias tóxicas. A decomposição dos resíduos orgânicos produz gás metano, que é extremamente prejudicial à saúde humana e libera grandes quantidades de dióxido de carbono, que contribui para o aumento da temperatura global. Por fim, os resíduos orgânicos podem ser fontes de doenças infecciosas, como salmonelose, febre tifóide e outras doenças transmitidas por alimentos. Por esses motivos, todos os dias são gastos bilhões de dólares no mundo para tratar lixo orgânico.
A produção de alimentos é fundamental para o ser humano. Para produzir alimentos com eficiência é necessário um bom tratamento de solo, que raramente acontece. Os vegetais precisam de elementos como Nitrogênio, Fósforo, e Potássio. Além disso, deve controlar variáveis do solo como pH, umidade, insolação, entre outros. Junto com o consumo de energia, o tratamento de solo representa os maiores custos da agricultura. Em muitas regiões, devido à dificuldade de acesso a esses nutrientes, se torna inviável produzir alimentos.
Porém existe uma solução na própria natureza. A decomposição de resíduos orgânicos na ausência de oxigênio, gera biogás e biofertilizantes. O biogás pode ser convertido em energia e o biofertilizante pode ser utilizado como adubo fornecendo os nutrientes que o solo precisa. A natureza mostra o caminho que podemos seguir.
O mercado de biodigestores tem quase tudo o que precisa para funcionar a pleno vapor. Como falado aqui, milhões de toneladas de resíduos orgânicos são gerados diariamente. Esses resíduos podem ser utilizados como substratos em diferentes projetos de biogás. Muitas empresas economizariam energia e agricultores poderiam produzir seus alimentos com melhor qualidade. Mas então, o que falta para que este mercado dispare? Sem dúvida alguma, mão de obra qualificada.
A Virapuru Engenharia e Sustentabilidade Ltda tem o melhor curso para formação de consultores nessa área. Conheça nosso curso de Especialização em Negócios com Biodigestores Comerciais clicando AQUI.
3 formas de ganhar dinheiro com biodigestor anaeróbio
Um biodigestor anaeróbio é um projeto de engenharia multifuncional. Significa dizer que tanto é possível ganhar dinheiro com biodigestor anaeróbio para o tratamento de resíduos orgânicos, geração de energia térmica e elétrica, produção de biofertilizantes, geradores de créditos de carbono, testes laboratoriais na área de saneamento básico, como também na parte de cursos, treinamentos e qualificações.
Comercialmente falando, vamos focar nas três maiores possibilidades:
- Ganhar dinheiro com biodigestor anaeróbio com o tratamento de resíduos orgânicos ou efluentes industriais ou mesmo esgoto doméstico. O empreendimento cobra para tratar resíduos orgânicos gerados por grandes indústrias ou para atender a demanda de cidades e municípios. Normalmente se cobra por tonelada de material recebido. Na Alemanha cobra-se entre 50 e 150 euros, enquanto que no Brasil, entre 50 e 400 reais (ano de 2023).
- Também é possível ganhar dinheiro com biodigestor anaeróbio para produção de biofertilizantes. O Brasil é o maior importador de fertilizantes do planeta. São bilhões de reais todos os anos para importar NPK de países como China e Rússia.
- Na área de energia, as empresas podem ganhar dinheiro com biodigestor anaeróbio gerando energia de forma descentralizada. Uma enorme vantagem competitiva, já que neste tipo de geração, pouco se perde com transporte de energia.
Para os exemplos citados acima, estamos falando de grandes empresas dos setores de resíduos sólidos, agronegócio e energia. Porém também existe uma forma que qualquer pessoa dedicada possa ganhar dinheiro com biodigestor anaeróbio mesmo não sendo dono do Projeto. Este mercado é extremamente carente de consultores especializados em biodigestores. Como especialista neste mercado, você poderia atender todas essas empresas e ser muito bem remunerado por isso.
- COMO TORNAR UMA FAZENDA AUTO SUSTENTÁVEL COM O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
- COMO SE ESPECIALIZAR EM BIODIGESTORES COMERCIAIS
Qual o melhor tipo de biodigestor anaeróbio para lucrar?
No geral, essa pergunta é feita por potenciais clientes com problemas específicos. Assim, uns querem tratar seu resíduo, outros querem vender energia ou biofertilizantes. Para cada caso, existe uma tecnologia adequada.
Para responder essa pergunta se faz necessário um Estudo de Mercado para entender todas as variáveis do projeto. Aqui são estudados os substratos disponíveis e suas respectivas sazonalidades. Além disso, precisamos entender o momento do investidor. Se já existe algo construído ou vai começar do Zero. Não menos importante é o estudo sobre os potenciais clientes para produtos e subprodutos do biodigestor. Da mesma forma, estudamos que tipos de substratos poderiam ser fornecidos por grandes geradores de resíduos orgânicos locais que precisam destinar seus resíduos de forma ambientalmente adequada. Por fim, o estudo dos concorrentes nos ajuda a elaborar estratégias de crescimento sustentáveis para o projeto.
- COMO OBTER ORÇAMENTO PARA UM PROJETO DE BIODIGESTOR
- COMO MEDIR A EFICIÊNCIA DE UM BIODIGESTOR ANAERÓBIO
- COMO ESCOLHER O MELHOR BIODIGESTOR PARA SEU PROJETO
Após o estudo de mercado, dimensionamos o projeto e fazemos o seu orçamento. Verificamos a viabilidade técnica e econômica do projeto. Em caso de baixa lucratividade, remodelamos o projeto para focar em lucratividade e tornar o empreendimento mais atraente.
Você quer ganhar dinheiro com biodigestor anaeróbio? Escreva um email para comercial@virapuru.com e agende um meet conosco. Teremos prazer em atendê-lo e tirar todas as dúvidas que você ainda tenha.