BIOENERGIE PARK GÜSTROW – O MAIOR BIODIGESTOR DE BIOMETANO DO MUNDO

Como é o projeto do maior biodigestor do mundo? Qual substrato é utilizado? Qual a quantidade de energia gerada? Qual é a produção do biofertilizante? Como é feita a certificação do projeto? Quais são as responsabilidades da empresa de operação? Quer ter o seu próprio biodigestor? Então vamos demonstrar a você!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

O maior biodigestor de biometano do mundo será aqui detalhado. O projeto padrão de um biodigestor é composto por tanque de alimentação, fermentador e um motor gerador. Neste exemplo vamos entender como a definição do Modelo de Negócio contribuiu de maneira significativa não somente na viabilização, como também garantiu alta lucratividade ao projeto de biodigestor de metano.

A FINEP está comprometida com a inovação e a sustentabilidade, liberando até R$ 250 milhões para projetos com biogás. Esse financiamento substancial oferece uma oportunidade significativa para impulsionar a produção de energia limpa a partir de resíduos orgânicos e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
os valores liberados de até r$ 250 milhões pelo finep para projetos com biogás representam um passo importante na promoção de tecnologias sustentáveis e na transição para uma matriz energética mais verde. esses recursos apoiam iniciativas inovadoras que têm o potencial de revolucionar a produção de energia renovável.

O BioEnergie Park Güstrow na Alemanha produz biometano com qualidade de gás natural a partir de recursos naturais renováveis. O projeto tem um potencial térmico de 50 MWth sendo em 2014 o maior biodigestor de biometano do mundo.

O que é necessário para montar um projeto de biodigestor de metano como este? A resposta é muito mais simples do que você pensa. O mais importante aqui não é ter o dinheiro do investimento e sim as condições de lucratividade de um projeto. A partir do cenário lucrativo construído, investidores são captados. Entenda agora como desenvolver um projeto de biodigestor anaeróbio.

Como é o projeto do maior biodigestor de biometano do mundo?

Em 2006, a empresa encomendou o parque Klarsee da NAWARO Bio-Energy, a maior usina de geração de energia de biogás do mundo com uma potência de 20 MWel.

Geração De Energia,Energia,Energia Solar,Distribuição De Energia,Fontes De Energia,Geração De Energia Elétrica,Geração De Energia Pelo Vento,Geracao De Energia,Energia Limpa,Energia Eólica,Cogeracao De Energia,Super Produção De Energia,Gerador De Energia,Transmissão De Energia,Energia Elétrica,Instalação De Energia Solar,Geração Energia Com Água,Geração Distribuição E Transmissão De Energia Elétrica,Motor De Cogeracao De Energia,Curso De Energia Solar
o projeto do biodigestor de metano na cidade de guestrow é o maior do mundo na produção de biometano.

Desde junho de 2009, o NAWARO BioEnergie Park “Güstrow” vem alimentando a rede de gás natural com biometano. Com uma capacidade de 55 MWth, esta é a maior planta do mundo para a produção de biocombustível a partir de matérias-primas renováveis e define um novo padrão na produção de energias alternativas.

Em sua arquitetura podemos perceber 5 centrais no formato de trevos que, segundo o fabricante, produzem mais de 46 milhões de metros cúbicos de biogás com qualidade equiparável ao gás natural por ano, e que são devidamente direcionadas à rede de distribuição de gás natural em toda a Alemanha.

Como a Usina de Biogás BIOENERGIE PARK GÜSTROW foi projetada?

O Bioenergiepark Gustrow É Um Parque De Energia Renovável Localizado No Nordeste Da Alemanha. Utilizando Plantas Energéticas, Como A Silagem De Milho E A Grama, O Parque Produz Biogás, Uma Fonte De Energia Limpa E Renovável. O Projeto É Motivado Pela Necessidade De Encontrar Alternativas Sustentáveis Para A Produção De Energia E Reduzir A Dependência De Fontes Não Renováveis.
a usina de biogás de gustrow foi concebida para gerar a maior quantidade de energia térmica possível com o substrato fornecido. (imagem: der nawaro® prozess im bep „güstrow“)

Toda biomassa produzida segue para um pré-tratamento onde é misturada e triturada com água retirada do fermentador. Nesse processo é estabelecida a carga orgânica ideal que irá para o fermentador, assim como o preparo da temperatura do substrato.

A biomassa prepara entra no fermentador de forma automática. Ou seja, o próprio sistema utiliza sensores e “percebe” quando e quanto substrato precisa. Esses valores são calculados pela automação e seguem para a balança. O valor é pesado automaticamente e segue para o tanque de fermentação utilizando uma rosca sem fim.

Uma vez processado, parte do substrato é convertida em biogás que segue para a estação de tratamento e purificação de biometano. O biometano é injetado na tubulação de gás natural depois de atingir a qualidade mínima exigida pelo operador para isso.

O biofertilizante segue para outra estação de tratamento. Parte da água é reutilizada para preparar biomassa nova e outra parte segue para uma estação de tratamento de efluentes. A maior parte do biofertilizante é prensado para ser comercializado para tratamento do solo em lugares mais distantes do projeto. A parte líquida que sobre desse processo segue para o campo onde é utilizada como biofertilizante.

Qual substrato é utilizado?

A matéria prima utilizada como substrato é comprada dos mais de 100 agricultores ao preço de mercado gerando emprego e renda na região e garantindo a viabilidade econômica do agronegócio local.

O projeto completo ocupa uma área de 50 hectares e emprega 50 pessoas devidamente qualificadas diretamente além de todas as pessoas que trabalham com a agricultura na região.

Biodigestor,Biodigestor Anaerobio,Projeto Biodigestor,Biodigestor Biogas,Tecnologia Biodigestor,Biodigestores,Biodigestao,Biodigestor Barato,Rotoplas Biodigestor,Biodigestor Da Embrapa,Biodigestor Artesanal,Qué Es Un Biodigestor,Biodigestor De Bajo Costo,Pozo Biodigestor,#Biodigestor,Como Instalar Biodigestor,Biodigestor Venta,Substrato,Biodigestor Casero,Biodigestor Precio,Tanque Biodigestor,Etapas De Um Biodigestor,Misturadores De Biodigestor
o projeto de biodigestor de biometano é alimentado pro agricultores locais principalmente com silagem de milho e capim.

Qual a quantidade de energia gerada?

Atualmente, o maior biodigestor de biometano do mundo gera energia térmica e elétrica além de contar com uma unidade de produção de biometano. A capacidade total do projeto corresponde a cerca de 160 milhões de kWh/ano de energia elétrica (eletricidade) e 180 milhões de kWh/ano de energia térmica (calor).

Cerca de 5.000 metros cúbicos de biometano entram na rede de gás natural a cada hora. Com isso, o projeto é capaz de suprir a demanda térmica de mais de 50.000 casas, a partir de uma produção de energia ecologicamente neutra e descentralizada.

Energia Elétrica,Energia,De Onde Vem A Energia Elétrica,Corrente Elétrica,Como A Enrgia Elétrica Chega Em Casa,Energia Renovável,Energia Elétrica Boa,O Que É Energia Elétrica,Energia Elétrica Fraca,Energia Elétrica Forte,Gasto De Energia Elétrica,Falta De Energia Elétrica,Energia Elétrica Distante,Consumo De Energia Elétrica,Medidor De Energia Elétrica,Como Gerar Energia Elétrica,Economia De Energia Elétrica,Energia Eólica,Piso Energia Eletrica
unidade de geração de energia elétrica e produção de biometano do biodigestor

O parque de bioenergia de Nawaro, Güstrow, já foi certificado como uma das primeiras plantas de biogás na Alemanha que cumprem o acordo com as leis de sustentabilidade para biomassa e biocombustíveis. Com isso, a planta já cumpre os valores de redução de gases de efeito estufa que se aplicam a partir de 2017.

Qual a produção de Biofertilizantes?

Os resíduos do biodigestor de biometano são devidamente tratados resultando em 85.000 t de fertilizante prensado e 90.000 t de fertilizante líquido. Todo o biofertilizante é reutilizado pelos agricultores da região para a plantação de mais recursos naturais renováveis.

Como é feita a certificação do projeto do biodigestor de biometano?

A certificação atual do biodigestor de biometano é extremamente importante para que a empresa possa utilizar o biogás em estações de enchimento de gás natural, diz Katharina Flath. Além disso, uma planta de biogás teria que provar que tem menor emissão de gases de efeito estufa do que as fábricas movidas a fósseis. Esta prova já está disponível.

O Güstrow Bioenergy Park foi certificado pelo fornecedor de serviços independentes PCU Germany, utilizando o sistema de certificação aprovado pelo Estado. A planta atende a todos os requisitos de sustentabilidade para biomassa. Além da proteção de áreas naturais e da aplicação de métodos de gestão agro sustentável. Isso também inclui a baixa emissão de gases de efeito estufa.

Biodigestor,Biodigestor Anaerobio,Biodigestores,Biodigestor Como Funciona,Como Instalar Biodigestor,Como Um Biodigestor Funciona?,Biodigestor Comercial,Beneficios Del Biodigestor,Como Fazer Um Biodigestor,Como Operar Um Biodigestor,Biodigestor Economico,Como Fazer Biodigestor,Biodigestor Biogas,Biodigestor Chines,#Biodigestor,Biodigestor Cstr,Como Armar Un Biodigestor,Como Hacer Un Biodigestor,Como Construir Um Biodigestor,Biodigestor Rural
o projeto de biodigestor de biometano é um exemplo bem sucedido na alemanha que pode facilmente ter seu modelo exportado para países como o brasil, angola e portugal.

Para calcular o chamado potencial de redução de gases de efeito estufa, são calculadas as emissões totais. Depois são comparadas com um valor de referência da produção de energia fóssil. As emissões totais do projeto de biodigestor de biometano são calculadas desde o cultivo até a disponibilidade pelo consumidor.

No momento, é necessária uma economia de pelo menos 35%. O projeto de biodigestor de biometano supera esse valor em 58% e, portanto, já atende aos valores-limite que serão aplicados a partir de 2017.

Quais são as responsabilidades da empresa de operação?

O biodigestor de biometano é um organismo vivo que precisa de cuidados para ter sua operação garantida. Em um projeto dessa dimensão faz-se necessária uma operação mais intensiva por parte da empresa. Entre as principais atividades podemos citar o armazenamento e adição de biomassa no processo de fermentação; operações de bombeamento entre fermentadores, modelos de digestores e transportadores de fertilizantes.

Veja também

Além disso, é importante pensar na preparação de resíduos de fermentação para fertilizantes agrícolas de alta qualidade; na remoção, no transporte contínuo e na produção baseada na demanda do fertilizante produzido; na geração e armazenamento de biogás no sistema de fermentação à prova de gases; no processamento de biogás em biometano e alimentação para a rede local de abastecimento de gás; na geração de biogás em instalações combinadas de calor e energia, e, finalmente, no uso de biogás como fonte de calor de processo (planta de CHP) para aquecer os fermentadores.

Ultimas notícias sobre o projeto

EnviTec Biogas assume BioEnergie Park Güstrow. A EnviTec vê o crescente potencial do biometano no setor de transporte e adquiriu a usina de biogás Güstrow.

A partir do outono de 2022, a usina de biogás fornecerá bio-GNL processado para tráfego pesado. Até 9.000 toneladas de bio-GNL devem ser produzidas por ano. A conversão do local de Güstrow requer investimentos em uma planta de liquefação de CO₂ e uma planta de GNL para liquefação de biometano. Com a conversão do conceito de operador, além da redução de insumos para 150.000 toneladas por ano, o uso de resíduos predominantemente agrícolas e a adição de CHPs adicionais para fornecimento interno de energia para 1,5 MWel, a capacidade de armazenamento de resíduos de fermentação também será ajustada em conformidade.

Com a compra do BioEnergy Park Güstrow, a EnviTec Biogas AG está enviando um sinal para as mudanças climáticas no setor de transporte. Os distribuidores de combustível são obrigados a reduzir suas emissões de TGH em 25% até 2030 em comparação com os níveis de 1990. “Por esta razão, decidimos promover ainda mais esta área de negócios sustentável assumindo o BioEnergie Park Güstrow de 20 hectares para nossas próprias operações”, disse Olaf von Lehmden, CEO da EnviTec Biogas AG.

Os primeiros contratos com clientes que oferecerão GNL neutro para o clima como combustível alternativo nos postos de abastecimento a partir do outono de 2022 já foram concluídos. “Ao entrar no mercado de combustíveis, queremos enviar um sinal contra a atual “monopolização” da mobilidade elétrica”, disse o CEO. É importante considerar todas as opções disponíveis e escolher a estratégia mais ampla possível para implementar a tarefa hercúlea das mudanças climáticas e não se limitar desde o início.

Quer investir em um projeto de biodigestor?

Além de biodigestor de metano, existem muitos outros negócios com biogás. Grandes quantidades de matéria orgânica são desperdiçadas na sua região, poluindo o meio ambiente. Você sabe que os melhores negócios se fazem resolvendo os piores problemas? Você sabe que é possível transformar os resíduos em energia e biofertilizante e ganhar com o tratamento de resíduos orgânicos.

É hora de tomar uma atitude. Todas as vezes que você ver problemas de poluição por causa de matéria orgânica, você vai lembrar que por meio de um Plano de Negócio para biodigestores automatizados feito por um especialista é o caminho para lhe levar a ter o seu próprio biodigestor.

Gleysson B. Machado é especialista em construir cenários de negócios lucrativos em todos os ambientes onde haja demanda por energia, fertilizantes e tratamento de resíduos. Projetos integrados de pecuária, agricultura e tratamento de resíduos também fazem parte de suas especialidades. Entre em contato agora mesmo pelo email comercial@virapuru.com

Referências:

Veja um pouco mais sobre o projeto em vídeo

Amplie seu conhecimento em resíduos sólidos com a VirapuruFlix. Com conteúdo técnico avançado, é perfeito para acadêmicos e profissionais do setor ambiental. Assine e mantenha-se atualizado com as melhores práticas e tecnologias!
virapuruflix: sua chave para um futuro sustentável. aprenda sobre negócios sustentáveis, reciclagem e leis ambientais. essencial para consultores, gestores e todos que visam impactar positivamente o meio ambiente. assine agora e faça a diferença

Autor

Artigos Relacionados

A eficiência de uma usina de biogás é determinada pela eficácia com que os resíduos orgânicos são convertidos em biogás. Fatores cruciais incluem a qualidade do substrato, a tecnologia do biodigestor e a otimização dos processos de digestão anaeróbica. Investir em tecnologia avançada e gerenciamento eficiente é chave para maximizar a produção de biogás.

COMO AUMENTAR A EFICIÊNCIA DE UMA USINA DE BIOGÁS

O que é e como funciona uma usina de biogás? Quais os fatores que influenciam o funcionamento de uma usina de biogás? Como a tecnologia escolhida afeta a eficiência de uma usina de biogás? O que faz uma usina de biogás operar com baixa eficiência? Que tipo de substrato aumenta a eficiência de uma usina de biogás?

Leia mais »