A eficiência energética no agronegócio brasileiro é o primeiro passo para o agronegócio tornar-se sustentável.
Países como a Holanda, embora possuam território menor que o Brasil, conseguem se destacar no setor do agronegócio e na produção rural. Tal fato é possível pelo uso de novas tecnologias, aproveitamento estratégico e investimento em práticas de produção mais limpa.
Profissionais qualificados em trabalhar com o gerenciamento de resíduos , são fundamentais para propor soluções estratégicas através do aproveitamento sustentável e lucrativo dos resíduos do agronegócio.
Resíduos podem se tornar fonte de energia limpa para o seu negócio!
Pela gestão e pela eficiência de projetos, os setores que produzem resíduos orgânicos podem tornar-se independentes no que se refere às suas necessidades de energia. A independência energética, a produção descentralizada e a combinação de fontes energéticas, fazem diferença no seu negócio. Já pensou em conseguir produzir energia em sua propriedade, de forma limpa, eficiente e segura?
Quais são os desafios enfrentados no agronegócio em relação ao consumo e tipo de energia?
Embora o Brasil seja um grande nome no agronegócio mundial, o setor ainda possui precariedades indiscutíveis. Falta investimento em tecnologias para otimização nos processos produtivos, por meio do reaproveitamento do seu potencial interno. É possível utilizar dos próprios resíduos gerados nesse setor para utilização em energia descentralizada.
Mesmo com todo potencial existente para geração de energia limpa no agronegócio, na maioria dos casos, o setor restringe-se unicamente à utilização de energia de concessionárias. Um dos grandes custos no agronegócio é o consumo de energia. Esse valor poderia ser economizado ou utilizado para outra atividade, caso a produção de energia ocorresse por meio dos resíduos gerados no próprio setor. Seria energia barata, limpa e reciclável, cujo processamento ainda teria como resultado a produção de biofertilizantes.
Veja como profissionais de gerenciamento de resíduos podem otimizar os potenciais do seu negócio!
É possível baixar os custo com energia? Com toda certeza! Além de diminuir, é possível também aumentar a lucratividade no setor a depender da tecnologia utilizada. Eficiência energética é uma realidade palpável para o país.
Essa energia pode ser proveniente de diversas fontes: de biomassa, solar, eólica e até mesmo da combinação de diferentes fontes energia. Esse tipo de modalidade pode tornar mais eficiente a produção.
A utilização da energia neste setor é a forma mais eficiente de utilização?
Pode-se dizer que o setor do agronegócio só será energeticamente eficiente quando utilizar todo potencial do setor a seu favor. Esse setor possui diariamente grande quantidade de resíduos orgânicos, seja na produção de leite ou na produção de caféA utilização desses resíduos é justamente uma das formas de torná-lo mais eficiente energeticamente.
- O MAIOR BIODIGESTOR DO MUNDO
- COMO TORNAR UMA FAZENDA AUTO SUSTENTÁVEL COM O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
- QUAL O MELHOR SUBSTRATO PARA BIODIGESTOR?
Por meio do tratamento eficiente com a biodigestão anaeróbia, esses resíduos podem tornar-se fonte de energia elétrica e térmica. Além de produzir biofertilizante, um adubo rico em nutrientes que pode ser utilizado nas plantações ou até comercializados.
Você deixa de ser o que compra e gasta e passa a ser o que produz e lucra!
A geração de energia proveniente dos resíduos orgânicos é feita por meio da decomposição desse material de forma anaeróbia em biodigestores. O investimento nessa tecnologia possui grande potencial, proporciona e possibilita diversas formas de evitar gastos e ganhar dinheiro.
Deve-se investir na construção de mais hidrelétricas no país?
Diante do cenário de possibilidades na diversificação da matriz energética, é preciso priorizar as fontes de energias renováveis. As hidrelétricas demandam muitas áreas e a problemática reflete diretamente em outros problema, como o desmatamento, a remoção de povos tradicionais etc.
Em Brasil é um país tropical, rico em biodiversidade. Em consequência, possui o cenário ideal para diversificação da sua matriz energética. Então, a oportunidade sempre esteve presente, precisamos explorar outros meios energéticos.