EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Quais são os desafios enfrentados no agronegócio em relação ao consumo e tipo de energia? A utilização da energia neste setor é a forma mais eficiente de utilização? Deve-se investir na construção de mais hidrelétricas no país? Aprenda sobre agronegócio eficiente lendo este artigo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

A eficiência energética no agronegócio brasileiro é o primeiro passo para o agronegócio tornar-se sustentável.

A FINEP está comprometida com a inovação e a sustentabilidade, liberando até R$ 250 milhões para projetos com biogás. Esse financiamento substancial oferece uma oportunidade significativa para impulsionar a produção de energia limpa a partir de resíduos orgânicos e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
os valores liberados de até r$ 250 milhões pelo finep para projetos com biogás representam um passo importante na promoção de tecnologias sustentáveis e na transição para uma matriz energética mais verde. esses recursos apoiam iniciativas inovadoras que têm o potencial de revolucionar a produção de energia renovável.

Países como a Holanda, embora possuam território menor que o Brasil, conseguem se destacar no setor do agronegócio e na produção rural. Tal fato é possível pelo uso de novas tecnologias, aproveitamento estratégico e investimento em práticas de produção mais limpa.

Profissionais qualificados em trabalhar com o gerenciamento de resíduos , são fundamentais para propor soluções estratégicas através do aproveitamento sustentável e lucrativo dos resíduos do agronegócio.

Resíduos podem se tornar fonte de energia limpa para o seu negócio!

Pela gestão e pela eficiência de projetos, os setores que produzem resíduos orgânicos podem tornar-se independentes no que se refere às suas necessidades de energia. A independência energética, a produção descentralizada e a combinação de fontes energéticas, fazem diferença no seu negócio. Já pensou em conseguir produzir energia em sua propriedade, de forma limpa, eficiente e segura?

Agronegócio,Agronegocio,Agronegócio No Brasil,Investir No Agronegócio,Agronegócios,Oq É Agronegócio,Agronegócio 2022,Fiis Agronegócio,O Que É Agronegócio,Agronegócio Curso,Fundo Agronegócio,Agronegócio Resumo,Fiis De Agronegócio,Vaga Feira Agronegócio,Números Do Agronegócio,Conceito De Agronegócio,#Agronegocio,Agronegócio Brasileiro,Investir Em Agronegócio,Resumo O Que É Agronegócio,Vaga Emprego Agronegócio
o investimento em eficiência energética no agronegócio brasileiro é o que tornará a atividade, definitivamente, comprometida com meio ambiente, maximizando rendas que desconhece. foto: gleysson b. machado.

Quais são os desafios enfrentados no agronegócio em relação ao consumo e tipo de energia?

Embora o Brasil seja um grande nome no agronegócio mundial, o setor ainda possui precariedades indiscutíveis. Falta investimento em tecnologias para otimização nos processos produtivos, por meio do reaproveitamento do seu potencial interno. É possível utilizar dos próprios resíduos gerados nesse setor para utilização em energia descentralizada.

Mesmo com todo potencial existente para geração de energia limpa no agronegócio, na maioria dos casos, o setor restringe-se unicamente à utilização de energia de concessionárias. Um dos grandes custos no agronegócio é o consumo de energia. Esse valor poderia ser economizado ou utilizado para outra atividade, caso a produção de energia ocorresse por meio dos resíduos gerados no próprio setor. Seria energia barata, limpa e reciclável, cujo processamento ainda teria como resultado a produção de biofertilizantes.

Veja como profissionais de gerenciamento de resíduos podem otimizar os potenciais do seu negócio!

É possível baixar os custo com energia? Com toda certeza! Além de diminuir, é possível também aumentar a lucratividade no setor a depender da tecnologia utilizada. Eficiência energética é uma realidade palpável para o país.

Um Exemplo De Agropecuária Sustentável Com Uso De Uma Usina De Biogás Seria A Utilização De Resíduos Orgânicos Gerados Pela Atividade Agropecuária, Como Restos De Alimentos, Esterco De Animais E Restos De Culturas, Para Produzir Biogás.
a usina de biogás é instalada na propriedade rural, e o biogás produzido é utilizado como fonte de energia para a produção agrícola e pecuária, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e contribuindo para a mitigação de gases de efeito estufa.

Essa energia pode ser proveniente de diversas fontes: de biomassa, solar, eólica e até mesmo  da combinação de diferentes fontes energia. Esse tipo de modalidade pode tornar mais eficiente a produção.

A utilização da energia neste setor é a forma mais eficiente de utilização?

Pode-se dizer que o setor do agronegócio só será energeticamente eficiente quando utilizar todo potencial do setor a seu favor. Esse setor possui diariamente grande quantidade de resíduos orgânicos, seja na produção de leite ou na produção de caféA utilização desses resíduos é justamente uma das formas de torná-lo mais eficiente energeticamente.

Por meio do tratamento eficiente com a biodigestão anaeróbia, esses resíduos podem tornar-se fonte de energia elétrica e térmica. Além de produzir biofertilizante, um adubo rico em nutrientes que pode ser utilizado nas plantações ou até comercializados.

Você deixa de ser o que compra e gasta e passa a ser o que produz e lucra!

A geração de energia proveniente dos resíduos orgânicos é feita por meio da decomposição desse material de forma anaeróbia em biodigestores. O investimento nessa tecnologia possui grande potencial, proporciona e possibilita diversas formas de evitar gastos e ganhar dinheiro.

Biodigestor Anaerobio,Como Funciona A Biodigestão Anaeróbia,Biodigestão,Biodigestão Anaeróbica,#Biodigestão Anaeróbica,Biodigestao Anaerobia,Digestão Anaeróbia,Biodigestao,Biodigestor,Digestão Anaeróbica,Biodigestor Anerobio,Biodigestor Urbano,Decomposição Anaeróbica Fases,Como Funciona A Biodigestao,Fermentacao Anaerobia,Usinabiodigestao,Biodigestores Anerobiogas,Biodigestores,Digester,Gestão De Resíduos,Anaerobico,Geracao De Biogas
biodigestores comerciais processam grandes quantidades de matéria orgânica diariamente. foto: gleysson. b. machado

Deve-se investir na construção de mais hidrelétricas no país?

Diante do cenário de possibilidades na diversificação da matriz energética, é preciso priorizar as fontes de energias renováveis. As hidrelétricas demandam muitas áreas e a problemática reflete diretamente em outros problema, como o desmatamento, a remoção de povos tradicionais etc.

Em Brasil é um país tropical, rico em biodiversidade. Em consequência, possui o cenário ideal para diversificação da sua matriz energética. Então, a oportunidade sempre esteve presente, precisamos explorar outros meios energéticos.

Amplie seu conhecimento em resíduos sólidos com a VirapuruFlix. Com conteúdo técnico avançado, é perfeito para acadêmicos e profissionais do setor ambiental. Assine e mantenha-se atualizado com as melhores práticas e tecnologias!
virapuruflix: sua chave para um futuro sustentável. aprenda sobre negócios sustentáveis, reciclagem e leis ambientais. essencial para consultores, gestores e todos que visam impactar positivamente o meio ambiente. assine agora e faça a diferença

Autor

Artigos Relacionados

A matéria orgânica, como restos de alimentos, esterco animal, resíduos agroindustriais e outros materiais ricos em nutrientes, é adicionada ao biodigestor juntamente com água e uma pequena quantidade de bactérias que iniciam o processo de digestão. O biodigestor é fechado hermeticamente para que não haja entrada de ar, o que é importante para manter as condições anaeróbias necessárias para a biodigestão.

BIOFERTILIZANTES – 5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

O que são biofertilizantes? Como é feito o biofertilizante? Quais as fontes naturais de fertilizante? Quais as vantagens e desvantagens da utilização de biofertilizantes na agricultura? Como ocorre a aplicação de biofertilizante na agricultura? Como aproveitar o biofertilizante produzido pelos biodigestores? Um exemplo real de um projeto de sucesso.

Leia mais »
O fermentador é o principal componente de uma usina de biogás, responsável pela decomposição anaeróbia da matéria orgânica. Com o uso de micro-organismos, a matéria orgânica é transformada em biogás e biofertilizante, que podem ser utilizados para a geração de energia e fertilização do solo, respectivamente.

QUAIS OS COMPONENTES DE UM BIODIGESTOR

Como funciona um biodigestor? Quais as adaptações possíveis? Quais os componentes de um biodigestor? Como os componentes influenciam na eficiência do processo? Como os componentes influenciam no valor de investimento? Como aumentar o faturamento de uma usina de biogás? Se quer investir em biogás, precisa entender isso!

Leia mais »
Bem-Estar Animal na Pecuária de Corte: A pecuária de corte não se trata apenas de produção, mas também do cuidado com os bovinos. O bem-estar animal é uma preocupação crescente nesse setor, com práticas que garantem condições adequadas de vida e manejo ético.

PECUÁRIA DE CORTE SUSTENTÁVEL COM USINAS DE BIOGÁS

O que é a pecuária de corte? Quais os principais desafios ambientais da pecuária de corte? Qual o conceito de pecuária de corte sustentável? Quais as consequências para quem pratica a pecuária de corte não sustentável? Como a usina de biogás pode ajudar a tornar a pecuária de corte sustentável? Quais as oportunidades para quem trabalha com pecuária de corte sustentável? Precisa de um projeto de usina de biogás para a pecuária de corte?

Leia mais »