EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Quais são os desafios enfrentados no agronegócio em relação ao consumo e tipo de energia? A utilização da energia neste setor é a forma mais eficiente de utilização? Deve-se investir na construção de mais hidrelétricas no país? Aprenda sobre agronegócio eficiente lendo este artigo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Saudações sustentáveis!

A eficiência energética no agronegócio brasileiro é o primeiro passo para o agronegócio tornar-se sustentável.

A FINEP está comprometida com a inovação e a sustentabilidade, liberando até R$ 250 milhões para projetos com biogás. Esse financiamento substancial oferece uma oportunidade significativa para impulsionar a produção de energia limpa a partir de resíduos orgânicos e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
os valores liberados de até r$ 250 milhões pelo finep para projetos com biogás representam um passo importante na promoção de tecnologias sustentáveis e na transição para uma matriz energética mais verde. esses recursos apoiam iniciativas inovadoras que têm o potencial de revolucionar a produção de energia renovável.

Países como a Holanda, embora possuam território menor que o Brasil, conseguem se destacar no setor do agronegócio e na produção rural. Tal fato é possível pelo uso de novas tecnologias, aproveitamento estratégico e investimento em práticas de produção mais limpa.

Profissionais qualificados em trabalhar com o gerenciamento de resíduos , são fundamentais para propor soluções estratégicas através do aproveitamento sustentável e lucrativo dos resíduos do agronegócio.

Resíduos podem se tornar fonte de energia limpa para o seu negócio!

Pela gestão e pela eficiência de projetos, os setores que produzem resíduos orgânicos podem tornar-se independentes no que se refere às suas necessidades de energia. A independência energética, a produção descentralizada e a combinação de fontes energéticas, fazem diferença no seu negócio. Já pensou em conseguir produzir energia em sua propriedade, de forma limpa, eficiente e segura?

Agronegócio,Agronegocio,Agronegócio No Brasil,Investir No Agronegócio,Agronegócios,Oq É Agronegócio,Agronegócio 2022,Fiis Agronegócio,O Que É Agronegócio,Agronegócio Curso,Fundo Agronegócio,Agronegócio Resumo,Fiis De Agronegócio,Vaga Feira Agronegócio,Números Do Agronegócio,Conceito De Agronegócio,#Agronegocio,Agronegócio Brasileiro,Investir Em Agronegócio,Resumo O Que É Agronegócio,Vaga Emprego Agronegócio
o investimento em eficiência energética no agronegócio brasileiro é o que tornará a atividade, definitivamente, comprometida com meio ambiente, maximizando rendas que desconhece. foto: gleysson b. machado.

Quais são os desafios enfrentados no agronegócio em relação ao consumo e tipo de energia?

Embora o Brasil seja um grande nome no agronegócio mundial, o setor ainda possui precariedades indiscutíveis. Falta investimento em tecnologias para otimização nos processos produtivos, por meio do reaproveitamento do seu potencial interno. É possível utilizar dos próprios resíduos gerados nesse setor para utilização em energia descentralizada.

Mesmo com todo potencial existente para geração de energia limpa no agronegócio, na maioria dos casos, o setor restringe-se unicamente à utilização de energia de concessionárias. Um dos grandes custos no agronegócio é o consumo de energia. Esse valor poderia ser economizado ou utilizado para outra atividade, caso a produção de energia ocorresse por meio dos resíduos gerados no próprio setor. Seria energia barata, limpa e reciclável, cujo processamento ainda teria como resultado a produção de biofertilizantes.

Veja como profissionais de gerenciamento de resíduos podem otimizar os potenciais do seu negócio!

É possível baixar os custo com energia? Com toda certeza! Além de diminuir, é possível também aumentar a lucratividade no setor a depender da tecnologia utilizada. Eficiência energética é uma realidade palpável para o país.

Um Exemplo De Agropecuária Sustentável Com Uso De Uma Usina De Biogás Seria A Utilização De Resíduos Orgânicos Gerados Pela Atividade Agropecuária, Como Restos De Alimentos, Esterco De Animais E Restos De Culturas, Para Produzir Biogás.
a usina de biogás é instalada na propriedade rural, e o biogás produzido é utilizado como fonte de energia para a produção agrícola e pecuária, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e contribuindo para a mitigação de gases de efeito estufa.

Essa energia pode ser proveniente de diversas fontes: de biomassa, solar, eólica e até mesmo  da combinação de diferentes fontes energia. Esse tipo de modalidade pode tornar mais eficiente a produção.

A utilização da energia neste setor é a forma mais eficiente de utilização?

Pode-se dizer que o setor do agronegócio só será energeticamente eficiente quando utilizar todo potencial do setor a seu favor. Esse setor possui diariamente grande quantidade de resíduos orgânicos, seja na produção de leite ou na produção de caféA utilização desses resíduos é justamente uma das formas de torná-lo mais eficiente energeticamente.

Por meio do tratamento eficiente com a biodigestão anaeróbia, esses resíduos podem tornar-se fonte de energia elétrica e térmica. Além de produzir biofertilizante, um adubo rico em nutrientes que pode ser utilizado nas plantações ou até comercializados.

Você deixa de ser o que compra e gasta e passa a ser o que produz e lucra!

A geração de energia proveniente dos resíduos orgânicos é feita por meio da decomposição desse material de forma anaeróbia em biodigestores. O investimento nessa tecnologia possui grande potencial, proporciona e possibilita diversas formas de evitar gastos e ganhar dinheiro.

Biodigestor Anaerobio,Como Funciona A Biodigestão Anaeróbia,Biodigestão,Biodigestão Anaeróbica,#Biodigestão Anaeróbica,Biodigestao Anaerobia,Digestão Anaeróbia,Biodigestao,Biodigestor,Digestão Anaeróbica,Biodigestor Anerobio,Biodigestor Urbano,Decomposição Anaeróbica Fases,Como Funciona A Biodigestao,Fermentacao Anaerobia,Usinabiodigestao,Biodigestores Anerobiogas,Biodigestores,Digester,Gestão De Resíduos,Anaerobico,Geracao De Biogas
biodigestores comerciais processam grandes quantidades de matéria orgânica diariamente. foto: gleysson. b. machado

Deve-se investir na construção de mais hidrelétricas no país?

Diante do cenário de possibilidades na diversificação da matriz energética, é preciso priorizar as fontes de energias renováveis. As hidrelétricas demandam muitas áreas e a problemática reflete diretamente em outros problema, como o desmatamento, a remoção de povos tradicionais etc.

Em Brasil é um país tropical, rico em biodiversidade. Em consequência, possui o cenário ideal para diversificação da sua matriz energética. Então, a oportunidade sempre esteve presente, precisamos explorar outros meios energéticos.

Amplie seu conhecimento em resíduos sólidos com a VirapuruFlix. Com conteúdo técnico avançado, é perfeito para acadêmicos e profissionais do setor ambiental. Assine e mantenha-se atualizado com as melhores práticas e tecnologias!
virapuruflix: sua chave para um futuro sustentável. aprenda sobre negócios sustentáveis, reciclagem e leis ambientais. essencial para consultores, gestores e todos que visam impactar positivamente o meio ambiente. assine agora e faça a diferença

Autor

Artigos Relacionados

BIOGÁS DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS URBANOS

O que são resíduos sólidos orgânicos urbanos (RSOU)? Em que quantidade são gerados? Qual o potencial de geração de biogás de resíduos sólidos orgânicos urbanos? Como pode ser tratado? Qual o tamanho do mercado de biogás de bio resíduos? Como os consultores podem aproveitar este mercado?

Leia mais »