A usina de compostagem e biodigestão de RSOU (resíduos sólidos urbanos orgânicos) da cidade de Erkheim é um exemplo a ser seguido. Alguns afirmam que o tratamento da fração orgânica dos resíduos urbanos, ou bioresíduos, é bastante complicado de se fazer. Isso acontece muitas vezes por falta de conhecimento ou por interesses próprios.
Os desafios eram enormes. Os resíduos não poderiam mais ser encaminhados aos aterros. A solução apresentada por um profissional a um investidor atento mudou todo o cenário. Foi possível tranquilizar e satisfazer todas as partes envolvidas.
Na região de Erkheim os desafios eram grandes. Pequenas cidades com pouca quantidade de resíduos gerados e coletados. Além disso, não havia garantia de que se encontrassem investidores interessados na região.
O projeto da usina de compostagem e biodigestão de RSOU de Erkheim foi a solução perfeita para a região. Enquanto os restos de alimentos são tratados no biodigestor, os galhos de árvores e aparas de gramas vão pra compostagem. O projeto oferece uma alta lucratividade devido ao modelo de negócio escolhido. Os consultores conseguiram construir a equação que garantiu lucros e atraiu investidores para o projeto.
Projetos como o da usina de compostagem e biodigestão de RSOU são acessíveis a qualquer um. Você só precisa entender que, o mais importante não é o valor do investimento total. Você tem um projeto quando cria as condições para ele existir. O investidor aparece em função disso! Entenda agora COMO DESENVOLVER UM PROJETO DE BIODIGESTOR.
A oportunidade e os desafios para a implementação do projeto
Markt Erkheim é uma pequena comunidade com somente 2.986 habitantes localizada no sul do Estado da Bavária. Erkheim pertence à região de Schwäbischen Landkreis Unterallgäu e existe desde a reforma municipal em 1 de maio de 1978. A administração pública existe em forma de consórcio público e é formada pelas comunidades de Erkheim, Arbors, Kammlach e Westerheim. No total são somente 8.308 habitantes.
Assim como todas as outras, a região também produz resíduo orgânico doméstico, industrial, comercial e de limpeza urbana. Além disso, os recursos públicos para investimentos não eram suficientes.
A pequena cidade de Markt Erkheim na Alemanha com apenas cerca de 3.000 habitantes conseguiu atrair investidores para o tratamento de resíduos orgânicos e aumentou sua arrecadação com tributos.
Os desafios eram comuns, portanto. Em muitos casos a viabilidade da usina está ligada diretamente à quantidade de material a ser processado. Estava claro que com este cenário, não seria tão fácil viabilizar o projeto. Como implementar uma usina de compostagem e biodigestão de RSOU na cidade?
Como as tecnologias de compostagem e biodigestão anaeróbia se complementam
A tecnologia de compostagem e a biodigestão anaeróbia podem se complementar no tratamento de resíduos orgânicos urbanos de maneiras diferentes. A compostagem é um processo de decomposição de resíduos orgânicos em que o material é tratado com nutrientes e oxigênio para promover a decomposição. O material resultante é conhecido como composto e pode ser usado como fertilizante orgânico.
A biodigestão anaeróbia é um processo bioquímico que decompõe os resíduos orgânicos com a ajuda de bactérias anaeróbicas. Os gases gerados durante o processo podem ser usados para produzir energia. Além disso, o líquido resultante pode ser usado como adubo orgânico.
- BIOFERTILIZANTES – 5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER
- COMO DIMINUIR OS CUSTOS COM FERTILIZANTES QUÍMICOS E AUMENTAR A LUCRATIVIDADE NO AGRONEGÓCIO
- COMO TORNAR UMA FAZENDA AUTO SUSTENTÁVEL COM O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
A combinação das duas tecnologias pode ser usada para aumentar a eficiência do tratamento de resíduos orgânicos urbanos. A compostagem pode ser usada para transformar os resíduos orgânicos em composto, enquanto a biodigestão anaeróbia pode ser usada para gerar gases e líquidos ricos em nutrientes. Esses produtos podem ser usados como fertilizantes e biocombustíveis, respectivamente. Além disso, a combinação das duas tecnologias também pode ajudar a reduzir os níveis de odores, poeiras e outros poluentes nos arredores das áreas de tratamento de resíduos.
O projeto de Compostagem Biodigestor Urbano de Erkheim
Percebendo a oportunidade, a família Käßmeyer resolveu agir. Em 1987, com apenas 31 anos, Peter Käßmeyer comprou sua primeira máquina de trituração e fundou a empresa KSK-Kompostierungsservice Käßmeyer GmbH.
Engenheiro agrícola, Peter distribuía máquinas de trituração de alta qualidade para resíduos verdes. Ele percebeu que no norte da Alemanha os estados estavam proibindo a destinação de resíduos verdes para aterros sanitários. Ele sabia que quando a lei fosse aprovada em sua região, surgiria um grande mercado. Seria a grande oportunidade para se tornar um empreendedor independente.
Sempre acompanhado de profissionais do setor, sua intuição acertou em cheio. Em 1988 o Estado da Bavária proibiu definitivamente a destinação de resíduos verdes para qualquer aterro sanitário.
Assim como em qualquer lugar do mundo, precisou trabalhar diariamente para demonstrar a eficiência da sua tecnologia. Dessa forma e passo a passo, conseguiu aumentar gradativamente a capacidade de processamento da sua usina de compostagem e biodigestão de RSOU.
Crescimento da empresa
Em 1998 o projeto é adaptado para suprir uma demanda ainda maior do mercado. Juntamente com Werner Knittel, ele fundou a primeira planta de fermentação de resíduos orgânicos e digestíveis da região de Schwaben. Além disso, foi construída uma usina de compostagem para os resíduos verdes. As duas usinas funcionam em perfeita harmonia.
É fácil negociar quando todas as partes precisam de uma solução que somente você pode mostrar, não é?
Em 2002 foi feita a aquisição de uma fazenda com área total de 150 hectares. O objetivo era poder enriquecer o solo com o fósforo resultante do processo de fermentação do biodiesel. Para isso, uma empresa independente é fundada. Seus empregados vêm da agricultura e são profissionais em seu campo.
Com experiências bem sucedidas, o projeto ganhou visibilidade e se tornou uma referência ambiental e orgulho para os moradores da região.
Os produtos e serviços oferecidos pela empresa
Em 2015 o projeto já empregava quase 100 pessoas, incluindo sete membros da família. A empresa comercializa diversos tipos de composto orgânico, combustíveis de pellets e briquetes, energia elétrica, biofertilizantes, entre outros. Além disso, presta serviço de tratamento de resíduos orgânicos para toda a região.
Um serviço interessante é o tratamento de solo oferecido pela empresa. Agricultores da região pagam para ter seu solo tratado e assim ter eficiência na produção.
Compostagem e biodigestor de resíduos urbanos de Erkheim
No vídeo abaixo é possível ver um pouco mais sobre este belo projeto:
O mercado precisa de consultores especializados
A demanda por projetos como este são gigantes em todo o mundo. Isso acontece porque as empresas normalmente se interessam por projetos nas grandes cidades e acabam esquecendo as pequenas. Em países como o Brasil são cerca de 4.932 cidades que se enquadram no perfil deste projeto. Apenas 638 cidades no Brasil possuem população de mais de 50.000 habitantes. E você pode tornar-se um especialista em biodigestor.
Se há potencial, o que está faltando no mercado?
Assim como em Erkheim, o mercado no mundo inteiro precisa de profissionais especializados que consigam reconhecer o potencial dos negócios. Depois de se dedicar ao projeto, é preciso dimensionar o projeto e construir um modelo de negócio atraente para investidores. Os investidores irão aparecer quando houver qualidade nos planos de negócio. O que você está esperando para ingressar e prosperar nesse mercado de projetos de biodigestor anaeróbio?