A Usina de Biogás de Freising é um biodigestor do tipo CSTR. É um empreendimento totalmente privado feito por pequenos fazendeiros do Estado da Bavária, na Alemanha. O projeto tem como objetivos o tratamento de resíduos orgânicos do gado leiteiro e a geração de energia térmica e elétrica para a própria fazenda. O excedente de energia é comercializado localmente.
Os biodigestores CSTR são conhecidos pela alta tecnologia aplicada em todo processo, que sempre resulta no maior volume de biogás possível. São grandes estruturas que promovem o tratamento de toneladas de matéria orgânica, gerando lucro para o empreendedor com a comercialização dos produtos obtidos.
O biodigestor de Freising é o exemplo de sucesso de biodigestores automatizados para fazendas com poucos animais. Mas como tornar esse tipo de projeto viável mesmo em empreendimentos pequenos? Vamos mostrar para vocês como é possível desenvolver projetos simplificados com rentabilidade e economicamente viáveis.
Biodigestores estruturalmente pequenos podem tornar-se grandes negócios. Seja um especialista em biodigestores e prepare-se para atender um mercado com demandas crescentes.
Onde se localiza a Usina de Biogás de Freising?
A Usina de Biogás de Freising está localizado na Alemanha, mais precisamente na cidade de Munique, em que existem vários projetos de biogás, mas esse projeto de Freising é um dos projetos de destaque.
A cidade de Freising, possui aproximadamente 44,500 mil habitantes, mas onde o agronegócio é super desenvolvido. Daí a importância de se conhecer biodigestores para cidades pequenas, para que não se imagine que só projetos gigantescos podem ser eficazes.
Qual a estrutura do biodigestor CSRT de Freising?
O biodigestor automatizado possui um projeto estruturalmente pequeno, mas responsável por uma potência de 500 KW. A fazenda onde ele foi construído possui aproximadamente 50 cabeças de gado. O biodigestor é alimentado com resíduos bovinos e silagens. Apenas os dejetos animais são produzidos na própria fazenda, a silagem é comprada da vizinhança, pois o agronegócio na região é muito desenvolvido.
Tanque de fermentação de uma usina de biogás de Freising na Alemanha. O projeto foi concebido no modelo de fazenda sustentável de pequeno porte.
Sua estrutura possui apenas:
- Tanque de alimentação do fermentador
- Área para a silagem de milho
- Tanques de biofertilizantes
- Tanque Fermentador (1 unidade)
- Tanque de Pós fermentação (1 unidade)
Associado ao projeto, a fazenda ainda possui painéis de energia solar, como meio para diversificar as fontes energéticas no local.
Fazendas comuns e de pequeno porte podem tornar-se grandes fontes de renda com produção de grande quantidade de biogás!
A fazenda também é moradia dos proprietários que têm uma rotina normal de quem mora em fazendas, como cuidar dos animais, cuidar da terra etc.
O projeto como um todo está na categoria dos grandes Geradores de resíduos sólidos. O diferencial é a presença do biodigestor, que é utilizado para tratar os resíduos dos animais. Além de possuir um fluxo contínuo de veículos devido à comercialização de biofertilizantes e, também, pelo fornecimento da silagem para abastecer os biodigestores, é um exemplo da viabilidade de usinas de biogás.
O biofertilizante gerado na usina é totalmente comercializado para os agricultores locais da região. A receita com os biofertilizantes contribui de maneira significativa para a viabilidade econômica do projeto como um todo.
O que é uma fazenda sustentável ?
Uma fazenda sustentável é aquela que consegue gerenciar de forma correta seus resíduos e com menos produção de rejeito. Por exemplo, uma fazenda que gera seus resíduos e que faça o aproveitamento desse material, produzindo a energia que é necessária para o seu processamento. Outra possibilidade, é a geração de biofertilizantes para auxiliar o cultivo local e, com isso, fechar o ciclo de aproveitamento. Isso é possível por meio de biodigestores anaeróbios.
Além da produção para o próprio funcionamento, esse modelo de fazenda consegue outro cenário vantajoso: é que nesse modelo a fazenda consegue comercializar os subprodutos obtidos com o uso da tecnologia para as cidades mais próximas. O projeto é considerado um grande gerador de resíduos sólidos orgânicos. Porém, através da usina de biogás consegue utilizar seus resíduos para a produção de biogás e biofertilizantes. Com isso, comercializa energia, biofertilizantes, biogás, créditos de carbono e gás natural.
O que você está esperando para tornar-se um especialista em biodigestor? Você também pode ser um especialista em biodigestores com o curso da Virapuru.