A biomassa ideal para um biodigestor pode variar em função do projeto. Quando se refere ao assunto do manejo de resíduos, de modo ambientalmente correto, o Brasil, infelizmente, retrata problemas neste setor. Nesse contexto e a fim de mudar esse cenário, os biodigestores são negócios em ascensão no mercado brasileiro.
Observe como a escolha adequada da biomassa pode influenciar no seu projeto de biodigestor!
A oportunidade de ganhar dinheiro aproveitando os resíduos orgânicos e dejetos é realidade palpável em todos os países. Investir em projetos com biodigestores para decomposição dos resíduos orgânicos é uma forma de agir em prol do meio ambiente, além de obter retorno econômico.
A biomassa é composta por matéria orgânica e é fonte de energia renovável. Esse substrato pode ser de vários tipos, de acordo com a sua composição química, estrutura fibrosa ou não, origem, entre outros parâmetros.
A escolha da biomassa faz toda diferença para negócios com biodigestores!
E é por este motivo que viemos esclarecer algumas dúvidas a respeito desse substrato e sua adequação ao biodigestor.
Qual a biomassa ideal para um biodigestor?
A biomassa ideal para a produção de biogás depende de vários fatores, incluindo o custo da biomassa, os fatores tecnológicos e a disponibilidade de biomassa.
Algumas das melhores fontes de biomassa para a produção de biogás são resíduos orgânicos, como esterco de animais, restos de alimentos, lixo doméstico, resíduos agrícolas, óleos vegetais usados, algas e algumas culturas de biomassa. Estes materiais contêm os nutrientes necessários para produzir biogás.
As culturas de biomassa que produzem mais biogás são as que possuem alto teor de carboidratos, como a beterraba, a cevada, a aveia, a alfafa, o milho e a cana-de-açúcar. Estes materiais contêm carboidratos complexos que são facilmente digeridos pelos microorganismos. Além disso, eles também contêm grandes quantidades de nitrogênio, que é necessário para a produção de biogás.
Além da biomassa, outros fatores que afetam a produção de biogás incluem a temperatura, o pH e o teor de água da biomassa, bem como a concentração de microorganismos que digerem a biomassa.
Os melhores substratos são pertencentes aos resultados pretendidos. A escolha do substrato condiz com o produto e a quantidade que se busca obter. São avaliados os potenciais energéticos das biomassas e é estimado a partir dele a sua geração.
Existem materiais mais adequados que outros quando o assunto é geração de biogás, assim como existem materiais que possuem mais qualidade para produção de biofertilizante. Alguns Resíduos da agricultura, por exemplo, possuem um alto potencial energético quando comparado aos da pecuária. Essa escolha da biomassa ideal vai variar de acordo com as ambições que se pretende com o projeto, de modo que atenda os resultados estimados e possua eficiência.
Resíduos orgânicos podem ser utilizados como substrato?
Sim, todo resíduo de matéria vegetal ou animal pode ser utilizado! Entretanto, existem materiais que não são viáveis economicamente, por não possuírem bom desempenho energético. Com isso não são eficientes para alimentar os biodigestores.
A decomposição de resíduos orgânicos pode ser fonte de renda e energia. Destaque-se no mercado!
Resíduos domiciliares orgânicos podem, sim, servir como insumo para biodigestores, bem como sobras de restaurantes, podas de árvores e dejetos animais. A associação de diferentes resíduos orgânicos possui uma potência extraordinária para geração de biogás e biofertilizante, já que é rica em nutrientes e a sua decomposição apresenta alto potencial energético.
Quanto de biogás o substrato pode gerar?
Tudo que envolve biodigestores será calculado de acordo com o que se pretende obter com o seu funcionamento. Existem biomassas que produzem mais biogás que outras. Assim como existem substratos que são mais ricos na produção de biofertilizante. Além disso, até os mesmos substratos com a utilização da mesma tecnologia podem gerar quantidades de biogás diferentes.
Cada substrato tem um potencial para geração de biogás conforme suas características, composição e concentração de matéria orgânica. De acordo com a finalidade do projeto e para obter uma maior eficiência pode ser necessária a combinação de diferentes substratos.
Podemos dizer que O rendimento de biogás, ou seja, a quantidade de biogás que pode ser produzida a partir de um determinado tipo de substrato, depende de diversos fatores, como a natureza do substrato, as condições de fermentação e a presença de microrganismos. Dessa forma, não há uma resposta única para esta questão, pois o rendimento de biogás pode variar significativamente de acordo com o substrato em questão.
Live sobre o tema
No vídeo abaixo, estamos respondendo a pergunta sobre a biomassa ideal para um biodigestor e outras perguntas relacionadas ao tema. A live contou com a participação de um público bastante curioso e muito interessado em implementar projetos na área de biogás. Aproveite para entender suas perguntas. Confira clicando na imagem abaixo!