O potencial de geração de biogás varia conforme os substratos definidos no projeto da planta de biodigestor anaeróbio.
Existe uma grande confusão na hora de saber quanto biogás será gerado. Diferentes empresas e laboratórios fazem uma previsão do quanto se pode gerar em biogás. Porém é preciso observar a composição química do material utilizado para demonstrar com mais clareza o real potencial.
O biodigestor anaeróbio tem como produto final o biogás. Saber avaliar esse processo garante maior aproveitamento do produto trazendo lucros e economia.
O potencial de geração de biogás de um determinado substrato está diretamente relacionado ao potencial químico de cada substrato. Além disso, a eficiência da tecnologia de biodigestão utilizada em um fermentador também é decisiva. Na decomposição anaeróbia, a parte orgânica do substrato se transforma quase totalmente em biogás (dependendo da tecnologia utilizada). Resta então uma parte mineral e água, que formam juntos os chamados biofertilizantes.
Qual a quantidade de biogás gerado pelos resíduos sólidos orgânicos?
A quantidade de biogás a ser gerada varia em função de uma série de fatores. Uma fruta, por exemplo, muda sua composição em função do tempo. Existem vários tipos de substratos de uma mesma espécie, ou seja, vários tipos de banana, maçã, milho etc.
A contaminação dos substratos com antibióticos pode ser um obstáculo ao processamento nos fermentadores. Isso é muito comum na criação de animais. O principal aqui é observar a concentração de substâncias contaminantes.
Apesar de parecer muito bom utilizar esgoto doméstico como substrato, há algumas complicações. Em geral, o sistema de coleta de águas sanitárias e de limpeza é unificado. A consequência é que enorme quantidade de substâncias bactericidas acaba prejudicando a ação das bactérias fermentativas. A viabilidade desses projetos ocorre mais pela remuneração do serviço de tratamento de esgoto e menos pelo biogás ou biofertilizante que possam ser gerados.
O processamento de matéria orgânica necessita de engenharia específica, sobretudo no que trata dos substratos a serem utilizados. Somente após análise detalhada, podemos especificar os tipos de agitadores, como funcionará a automação, o tamanho dos fermentadores, entre outras variáveis.
Que tipo de substrato gera mais biogás?
O que gera mais biogás? Dejetos suínos ou bovinos? Resíduos agrícolas ou animais? milho ou soja? A olho nu é bastante complicado fazer afirmações. O melhor é demonstrar o potencial pelas análises laboratoriais com métodos reconhecidos por empresas de engenharia e instituições governamentais. Depois de alguns anos trabalhando na área, o consultor costuma desenvolver um instinto para estimar esse potencial.
Como calcular a quantidade de biogás gerado por um determinado tipo de substrato?
Para facilitar o cálculo de viabilidade, algumas empresas e institutos técnicos divulgam listas com potenciais de geração de biogás de alguns substratos. Nestas listas, devemos sempre levar em consideração as condições de medição e a composição de nutrientes de cada substrato estudado.
Na lista abaixo, você poderá ver alguns desses dados com as respectivas fontes e referências. Os volumes são descritos em Nm³ (metro cúbico em condições normais de pressão e temperatura).
É comum encontrar valores diferentes para os mesmos substratos em fontes diferentes. Isto acontece devido ao fato de existirem diferentes métodos de medição. Por isso é importante fazer sempre uma comparação entre o valor citado e o potencial químico.
Definição dos conceitos
Massa Seca (MS) – A matéria orgânica é composta de uma parte líquida, normalmente água, e uma parte sólida, aqui tratada como massa seca.
Massa Seca Orgânica (MSo) – É a parte orgânica (proteína, amido, açúcar, gorduras, …) da massa seca que é responsável pela geração de biogás.
- QUAL O MELHOR SUBSTRATO PARA BIODIGESTOR?
- COMO DIMINUIR OS CUSTOS COM FERTILIZANTES QUÍMICOS E AUMENTAR A LUCRATIVIDADE NO AGRONEGÓCIO
Para o cálculo do potencial de geração de biogás de substratos, podemos começar com os dados de tais tabelas. Para o dimensionamento do fermentador, é altamente recomendável o envio dos substratos a um laboratório especializado. Os projetos com biodigestores com tecnologia eficiente podem alcançar altos custos e não devem correr riscos de erro de dimensionamento.
Fonte:
FNR – Fachagentur der Nachwachsende Rohrstoffe