Compostagem ou biodigestão de resíduos orgânicos? Qual a melhor tecnologia para o tratamento desses resíduos. Para quem trabalha na área ambiental, sabe que esta é uma pergunta constante.
O volume de resíduos orgânicos produzido diariamente é gigantesco. Quando não se faz o gerenciamento correto desses resíduos orgânicos e eles são descartados no meio ambiente sem controle algum, o impacto é grande e ocorre em diferentes esferas. As consequências são vistas no solo, no ar e na água, com prejuízos para todo o ecossistema. Mas o que fazer para reverter essa situação? Quais são as oportunidades com resíduos orgânicos?
Oportunidades com gestão de resíduos orgânicos são perenes, agarre-as!
Além dos problemas ambientais, a gestão inadequada dos resíduos orgânicos traz danos à saúde pública e à qualidade de vida da população, o que, quase nunca, é contabilizado, já que se dilui entre as muitas fontes de causas de doenças, problemas que poderiam ser evitados ou minimizados. Quando depositados no meio ambiente, porém, esses resíduos atraem animais e vetores, as fontes invisíveis das doenças que mencionamos.
Os resíduos orgânicos possuem alto valor comercial. Utilizar estratégia e as tecnologias adequadas pode trazer resultados eficientes para o seu empreendimento. Entenda como funciona o tratamento de resíduos orgânicos urbanos e destaque-se no mercado.
O que são resíduos orgânicos?
Os resíduos orgânicos são materiais de origem biológica que podem ser decompostos naturalmente por microrganismos, como bactérias e fungos. Esses materiais são produzidos em grande quantidade em residências, empresas e em outras atividades humanas, como agricultura e pecuária.
Entre os resíduos orgânicos mais comuns estão restos de alimentos, folhas, galhos, serragem, esterco e outros materiais de origem vegetal ou animal. Esses resíduos podem ser transformados em adubo orgânico por meio do processo de compostagem, que consiste em acelerar a decomposição desses materiais por meio de condições controladas de umidade, temperatura e oxigênio.
Quem são os maiores geradores de resíduos orgânicos?
Os maiores geradores de resíduos orgânicos são, em geral, as cidades e as atividades urbanas. As áreas urbanas concentram grande parte da população e, por isso, produzem grandes quantidades de resíduos orgânicos, principalmente restos de alimentos.
Entre os maiores geradores de resíduos orgânicos estão os estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, padarias e supermercados. Esses estabelecimentos produzem grandes quantidades de alimentos e, consequentemente, geram grandes volumes de resíduos orgânicos.
Além disso, as residências também são grandes geradoras de resíduos orgânicos, principalmente aquelas que possuem jardins e hortas. Os resíduos de poda, as folhas secas e as sobras de alimentos podem ser transformados em adubo orgânico por meio da compostagem.
Agricultores e pecuaristas também são grandes geradores de resíduos orgânicos, como restos de culturas, esterco e outros materiais de origem vegetal ou animal. Esses resíduos podem ser utilizados na produção de adubo orgânico ou tratados por meio da digestão anaeróbica para a produção de biogás.
Os resíduos orgânicos são uma preocupação global, já que são produzidos em grandes quantidades em todo o mundo. É importante que todos os geradores de resíduos orgânicos adotem medidas para a gestão adequada desses materiais, como a compostagem, a digestão anaeróbica ou a destinação para empresas especializadas na coleta e tratamento desses resíduos. Isso contribui para a preservação do meio ambiente e para a produção de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.
Como funciona o tratamento de resíduos orgânicos urbanos?
Resíduos orgânicos urbanos ou biorresíduos são resíduos orgânicos de origem animal ou vegetal. Podem ser gerados em domicílios ou empresas e podem ser degradados pela ação de microorganismos.
Atualmente o mercado oferece grandes oportunidades para negócios sustentáveis, mas também para consultores em vários países do mundo. O tratamento dos resíduos orgânicos urbanos, possui os elementos para se tornar um dos ramos mais promissores no que se refere ao mercado de resíduos.
O tratamento desses resíduos pode ser feito pelo processo da compostagem e por meio de biodigestores. Quando os resíduos orgânicos são tratados, consequentemente, resíduos recicláveis estão ganhando valor de comércio.
É melhor a compostagem ou a biodigestão de resíduos orgânicos urbanos?
Ambas são tecnologias eficientes que podem ser utilizadas para tratar resíduos orgânicos urbanos.
O biodigestor é uma alternativa simples e prática. Serve para aproveitar os resíduos orgânicos que são descartados de diversas formas no meio ambiente. Trata-se de uma câmara hermética onde será acumulada o resíduo orgânico que será digerida na ausência de oxigênio.
Os biodigestores são equipamentos que permitem a decomposição anaeróbica dos resíduos orgânicos, gerando biogás e biofertilizante. Esse biofertilizante pode ser utilizado na agricultura como adubo orgânico, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos. Já o biogás pode ser utilizado como fonte de energia renovável. Contribui ao baixar os custos de produção e gerar lucro (conforme o modelo), preservando o meio ambiente.
- INVESTIDORES PARA PROJETOS DE BIODIGESTOR
- COMO GANHAR DINHEIRO COM RESÍDUOS ORGÂNICOS-BIODIGESTORES E OUTRAS SOLUÇÕES
A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal. Pode ser considerada como um tipo de reciclagem dos resíduos orgânicos. Trata-se de um processo natural em que os microrganismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação da matéria orgânica. A compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados.
É possível combinar a compostagem e a biodigestão anaeróbia?
É mais que possível fazer a combinação entre biodigestores e compostagem. O projeto de Compostagem Biodigestor Urbano de Erkheim é um exemplo claro da eficiência da junção de ambas as tecnologias para tratamento dos resíduos orgânicos.
A combinação, portanto, de biodigestores e compostagem é uma alternativa sustentável para o tratamento de resíduos orgânicos urbanos, que permite a geração de energia renovável, a produção de adubo orgânico e a redução do impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos.
Assista o vídeo e saiba mais sobre os problemas gerados pela gestão inadequada dos resíduos orgânicos: