A produção de biogás com resíduos da agropecuária é pode ser um excelente negócio, para quem consegue enxergá-lo. A agropecuária é um dos maiores setores que movimentam a economia mundial. Países de todo o mundo importam e exportam, diariamente, toneladas dos mais diversos tipos de alimentos. Por outro lado, além do fato de girar a economia, o setor agrícola, infelizmente, ainda é visto como vilão em alguns países.
Alguns dos obstáculos são a quantidade de água gasta para irrigação de culturas e o desmatamento feito para obter áreas maiores para as plantações. Há também a “produção” de solos inférteis pelo uso de defensivos agrícolas, e rios poluídos por compostos químicos.
A agricultura sustentável mudará a concepção que se tem do setor agrícola!
É possível, sim, produzir em grande escala de modo sustentável e em harmonia com o meio ambiente. A agricultura sustentável tornou-se mais visível e necessária nos últimos anos. Produtos de boa qualidade e produzidos de forma ambientalmente correta são exigências cada vez mais frequentes feitas pelas populações.
Informações e tecnologias para produção sustentável são aplicações audaciosas e categóricas para o mercado! Observe como biodigestores e seus derivados podem mudar o modo como é feita a agricultura na sua região.
Quais setores da agropecuária tem potencial para o aproveitamento de biogás?
No agronegócio, quase todo resíduo produzido tem potencial de geração de biogás com resíduos da agropecuária. Podemos citar os setores de bovinocultura intensiva, suinocultura, caprinocultura, avicultura, lavouras temporárias, produção de soja, milho, cana-de-açúcar.
Existem resíduos com maior dificuldade de digestão (vegetais de cadeias longas) materiais fibrosos, gorduras, árvores. Por outro lado, materiais com decomposição acelerada também prejudicam a biodigestão. Por isso, quando se trabalha com resíduos da agropecuária é interessante fazer combinação de resíduos para manter o equilíbrio para que a biodigestão ocorra de maneira controlada.
Como produzir biogás com resíduos da agropecuária?
Normalmente, para produzir biogás com resíduos da agropecuária é preciso uma técnica de coleta e estocagem dos materiais, sejam eles silagem ou resíduos agrícola. Esses materiais serão utilizados para abastecer os biodigestores de modo que obedeça a automação do processo conforme a necessidade.
Já para os dejetos, o cenário muda, pois eles são direcionados diretamente por gravidade, de forma manual ou mecânica para os biodigestores. Normalmente, para esse tipo de resíduo não há a necessidade de estratégia de estocagem.
- O QUE É UMA USINA DE BIOGÁS
- CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NO SETOR DO AGRONEGÓCIO
No biodigestor ocorre a decomposição da matéria orgânica presente nos resíduos por meio de bactérias anaeróbicas. Por esse processo acontece a geração de biogás e a produção de biofertilizante.
Quais são os impactos da destinação inadequada dos dejetos no meio ambiente?
Para o desenvolvimento dos animais é necessário grandes quantidades de água. Comumente, as granjas de criação ficam localizadas próximo a corpos hídricos. Os dejetos animais são compostos por matéria orgânica e nutrientes. Esses dejetos podem ser carreados para os corpos d’água e ocasionar o processo de eutrofização. As águas subterrâneas podem ser impactadas também pela infiltração desse resíduo.
No solo, a depender do resíduo e da sua composição, pode ocorrer a contaminação por conta do excesso de nutrientes. Em se tratando do ar, há também prejuízos ambientais. A decomposição desse material de forma aeróbia emite gases de efeito estufa.
A produção de biogás com resíduos da agropecuária pode acontecer com todos os substratos de uma vez.
Como aproveitar os subprodutos da biodigestão anaeróbia na propriedade rural?
A produção de biogás com resíduos da agropecuária pode trazer múltiplos benefícios para o empreendimento. Podendo inclusive impactar positivamente na viabilidade técnica e econômica do projeto.
Biogás: Produção de energia elétrica, térmica, geração de biometano, substituição de GLP. De forma prática, pode ser utilizado em moto geradores, fogões, aquecedor de água, campânulas, entre outros equipamentos.
Biofertilizante: Usado como fertilizante ou condicionador de solo, reciclando os nutrientes e melhorando a sustentabilidade da cadeia produtiva, o biofertilizante produzido em biodigestores é riquíssimo em nutrientes e melhoram a qualidade do solo. É defensivo natural que não agride as plantas nem o solo.
Qual biodigestor é mais adequado para esse tipo de resíduo? Quais são os cuidados ou exigências para o manejo desses resíduos antes de lançar no biodigestor? A resposta para essas e outras perguntas estão no vídeo abaixo, assista e tire todas suas dúvidas:
Entenda como é possível fazer agropecuária sustentável
A agropecuária sustentável envolve práticas que permitem produzir alimentos de forma eficiente e rentável, sem prejudicar o meio ambiente e sem comprometer as necessidades futuras. Isso pode incluir técnicas como agricultura de conservação, uso de biofertilizantes, rotação de culturas, manejo integrado de pragas e uso de tecnologias limpas, com o aproveitamento integral no biodigestor anaeróbio de toda a matéria orgânica produzida na fazenda. Envolve, também, as práticas que permitam produzir carne, leite e outros produtos de origem animal de forma eficiente e rentável, firmando um novo modelo para o agronegócio.